Missão

Produzir, socializar e aplicar conhecimentos das diversas áreas do saber, por meio do ensino, pesquisa e extensão, indissociavelmente articulados, tendo em vista a (trans)formação humana, acadêmica e profissional com excelência, permitindo a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional, capazes de construírem uma sociedade justa, democrática, inovadora, plural e inclusiva, em prol da qualidade de vida, do desenvolvimento científico-tecnológico e sociocultural do Estado da Paraíba e do País.

Visão

Ser reconhecida como instituição pública de excelência no cenário nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com o respeito à diversidade, à inclusão social, à interiorização, à inovação, à democracia, à transparência à eficácia da gestão, à qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável do Estado da Paraíba e do Brasil.

Objetivos

A Universidade, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem por objetivos fundamentais:

I – A preservação, a difusão e o desenvolvimento das ciências, das letras e das artes em todas as suas formas de expressão, de modo a contribuir para o progresso científico e cultural da Região e do País.

II – A formação profissional.

III – A prestação de serviços à comunidade sob a forma de cursos, consultorias, assistências técnicas e de outras iniciativas, de acordo com a sua natureza.

Princípios

  • Defesa da Universidade Pública, gratuita, laica, pluriétnica e socialmente referenciada;
  • Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação;
  • Defesa intransigente da Autonomia Universitária;
  • Eficiência – otimização do uso de recursos públicos, visando à ampliação e diversificação da oferta de cursos, ao aumento do número de vagas, em sintonia com corpo docente e técnico,
    instalações e equipamentos necessários e disponíveis;
  • Valorização do trabalho dos servidores e servidoras – respeito aos direitos, investimento na qualificação profissional e cuidado com a saúde do(a)s docentes e técnico(a)s
    administrativo(a)s do quadro efetivo, como condições fundamentais para a excelência acadêmica e administrativa que buscamos e para promover o sentimento de bem-estar e de
    pertencimento junto à Universidade;
  • Cidadania – compromisso com a valorização das pessoas e defesa intransigente dos direitos humanos na garantia do Estado Democrático de Direito;
  • Liberdade de ensinar e aprender como pressuposto do processo de ensino-aprendizagem;
  • Dignidade e Impessoalidade – tratamento com respeito e justeza a toda pessoa e/ou comunidade;
  • Equidade – promoção do justo compartilhamento das condições fundamentais ao desenvolvimento humano;
  • Inclusão Social – respeito às características distintivas de pessoas e comunidades em suas diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população,
    promovendo a inclusão, em todas as dimensões, em função de suas necessidades e/ou diferenças;
  • Impacto social – ampliação do acesso à educação superior, com integração social, incluindo e destacando políticas e ações de promoção da permanência e fomento ao sucesso na formação;
  • Ressonância regional – geopolítica, prontidão e resposta na formação de graduados e pósgraduados, tendo em vista a produção de efetivo impacto nos processos de desenvolvimento
    econômico, social e humano da Região;
  • Sustentabilidade – compromisso de proteção da biodiversidade e promoção de consciência ecossocial, com mobilização social e cidadania ativa;
  • Pluralidade pedagógica e flexibilidade curricular – valorização da diversidade metodológica e de áreas de formação, priorizando a oferta de cursos imprescindíveis ao desenvolvimento
    regional;
  • Gestão racional, transparente, democrática, participativa e efetiva do orçamento e do cotidiano da instituição;
  • Diálogo permanente – aperfeiçoamento de modelo de gestão descentralizada, que priorize os órgãos colegiados e o permanente diálogo com todas as instâncias constitutivas da
    Comunidade Universitária;
  • Interface sistêmica com a Educação Básica – fomentando (trans)formação interdisciplinar e flexível de quadros docentes para os níveis médio, fundamental e infantil de ensino;
  • Criatividade – incentivo à inovação teórica e prática na construção interdisciplinar de conhecimentos relevantes à transformação socioambiental;
  • Interlocução e parceria com a sociedade – busca de interação para o bem comum: local, regional, nacional e internacionalmente;
  • Articulação interinstitucional – permanente diálogo e cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com os órgãos do governo do Estado e Federal tendo em vista a
    promoção do desenvolvimento regional e do país.