Abertas inscrições para a Olimpíada Paraibana de Matemática organizada pela UEPB e instituições parceiras

25 de setembro de 2024

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM). A disputa pedagógica é uma competição voltada para estudantes de escolas públicas e privadas do estado da Paraíba, organizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).

A Coordenação da Olimpíada é do professor da UEPB, Aldo Trajano Lourêdo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro. Nos Níveis 1 e 2, cada escola poderá inscrever, no máximo, 20 estudantes por nível. No nível 3, até 30 discentes.

As provas serão realizadas no dia 30 de novembro, em quatorze cidades da Paraíba. As inscrições serão realizadas por um professor ou responsável em cada escola. As provas acontecerão no dia 30 de outubro, em 14 polos espalhados pelo Estado, são eles: Araruna; Campina Grande; Cajazeiras; Cuité; Guarabira; Itabaiana; Itaporanga; João Pessoa; Monteiro; Mamanguape; Patos; Pombal.

Podem participar estudantes matriculados no 6° ou 7° anos do Ensino Fundamental, matriculados no 8° ou 9° anos do Ensino Fundamental, e ainda os(as) em qualquer série do Ensino Médio.

A Olimpíada Paraibana de Matemática tem entre seus objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino da matemática no nível básico e o estímulo aos jovens talentos, promover a integração entre a Universidade e os discentes e profissionais da área de ensino de Matemática, além de estimular a participação de estudantes de graduação em matemática em pesquisas envolvendo a Metodologia de Resolução de Problemas.

Para mais informações e inscrições, consulte o site: http://www.mat.ufpb.br/opm/.