Abertas inscrições para financiamento de pesquisas voltadas à gestão compartilhada em Saúde
O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), está convidando pesquisadores paraibanos a apresentarem projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).
A Chamada Pública está com inscrições abertas até o dia 7 de setembro e é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital e custeio, no valor global de R$ 1,5 milhão.
O PPSUS é estruturado para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e especificidades de cada Unidade Federativa. A aproximação entre os sistemas estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia e a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação entre os atores locais para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde (PNS).
A Chamada tem por objetivo fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas tendo como meta apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde na Paraíba, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, contendo rigorosamente todos os itens previstos na Chamada e enviadas em versão eletrônica. O envio das propostas por meio eletrônico, deve ser feito por intermédio do formulário contido no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T), disponível no endereço http://sisct.saude.gov.br/sisct (Chamada FAPESQ Nº 005/2020 – Programa Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde) e também devem OBRIGATORIAMENTE ser encaminhadas através do sistema SIGFAPESQ.
Para acessar o formulário eletrônico, o proponente deve criar seu cadastro conforme indicado no Manual de Cadastro para Sistema. As propostas devem atender a eixos temáticos e linhas de pesquisa estabelecidos na Oficina de Prioridades para a 7ª Edição do PPSUS, realizada em João Pessoa, nos dias 13 e 14 de novembro de 2019. Dado que a pandemia ocasionada pela Covid-19 ocorreu após a realização da Oficina, foram inseridas problemáticas pontuais sobre o tema a partir de consulta a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.
Os eixos temáticos são: Doenças Transmissíveis e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); Saúde Materna e Infantil; Regionalização; Educação Permanente na Saúde (EPS); Gestão da Atenção e dos Serviços Hospitalares. As propostas devem ser enviadas até as 23h59 do dia 7 de setembro. Informações e dúvidas podem ser obtidas e esclarecidas pelo e-mail programas-projetos@fapesq.rpp.br e no edital disponível na página www.fapesq.rpp.br.
Texto: Ascom Fapesq