Abordagem sobre educação acessível marca início da turma pioneira do mestrado em Educação Inclusiva

26 de outubro de 2022

Conhecimentos que transformam e enriquecem a formação profissional de professores que já estão em sala de aula e que renovam práticas e métodos com quem já trabalha com inclusão. Este novo horizonte tem a possibilidade de transformar a educação mais humanizada e acolhedora. Com essa perspectiva, e avançando ainda mais no fértil terreno da formação continuada, o Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciou oficialmente a turma pioneira do mestrado semestre de 2022.2 em aula inaugural realizada hoje.

A atividade foi ministrada no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande, e reuniu os oito docentes do curso, alunos e convidados. As boas-vindas aos estudantes e professores foram dadas pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, que aproveitou a ocasião para relatar como se deu o processo que culminou com a aprovação do mestrado e a adesão da UEPB ao Programa.

Ele considerou importante essa expansão e disse que a Universidade dá um novo passo na Pós-Graduação. E lembrou que atualmente a UEPB conseguiu aderir a mais um curso que começou este ano: o PROFSAÚDE. “Isso é importante porque nós temos cada vez mais professores capacitados. Essas pessoas anseiam em utilizar esses conhecimentos que eles adquiriram na sua pós, ensinando outras pessoas essas práticas”, destacou.

Sobre a linha do novo mestrado, o professor Francisco Jaime ressaltou que a inclusão é um tema imprescindível nos dias atuais. Ele observou que os levantamentos mostram que 10% da população tem algum tipo de deficiência, o que requer da Universidade ações para incluir essas pessoas no processo educacional.

O coordenador do mestrado, professor Eduardo Onofre, explicou que o mestrado tem como enfoque trabalhar com a inclusão dos estudantes com deficiência na escola regular. O objetivo é melhorar a prática pedagógica dos professores na sala de aula. Participaram ainda da aula inaugural o diretor do Centros de Educação (CEDUC), professor José Arlindo de Aguiar Filho, e a diretora adjunta, professora Margareth Maria de Melo, além da chefe adjunta do Departamento, professora Lenilda Cordeiro de Macedo.

O professor José Arlindo destacou a importância de um curso na área de inclusão, e lembrou que todo o processo educacional tem um poder transformador. “O processo inclusivo faz isso de uma maneira extraordinária. O trabalho que vem sendo realizado aqui na UEPB pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e pelas Especializações, muda a vida das pessoas, e muda de uma forma impactante”, destacou, acrescentando que o surgimento deste novo mestrado é um passo para multiplicar ainda mais os conhecimentos herdados na Instituição.

A apresentação de toda a proposta do curso e como se dará o funcionamento foi feita pelos oito professores que atuarão no mestrado. Além do professor Eduardo Gomes Onofre, integram o corpo docente as professoras Diana Sampaio Braga, coordenadora adjunta; Paula Almeida de Castro, Livânia Beltrão Tavares, Aline dos Santos de Maman, Ana Lúcia Vendel, Tatiana Cristina Vasconcelos, e o professor Fábio Luiz Leite Junior.

Ao todo, oito alunos de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro e Pernambuco integram a turma pioneira, sendo que cada professor do programa ficará responsável por orientar apenas um aluno. O curso será realizado na modalidade semipresencial e terá duração de dois anos. Kátia Silene é professora da rede municipal de João Pessoa, e vê no mestrado a realização de um sonho e de um projeto de vida pessoal. Ela disse que estava convicta de que o curso vai ajudar a enriquecer ainda mais a sua formação profissional. “Eu já trabalhava com educação inclusiva. A minha expectativa é das melhores por poder contribuir mais com a educação inclusiva”, disse.

A adesão da Universidade Estadual da Paraíba ao programa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), em setembro de 2022.2. O PROFEI é um curso com encontros oferecidos no formato do ensino híbrido, e com suas aulas presenciais agendadas previamente pelos docentes responsáveis pela disciplina. O Programa tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva”; e “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública Municipal, Estadual e Federal de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

Com o novo curso de mestrado, a UEPB passou a ter 26 Programas de Pós-Graduação, sendo alguns próprios e outros em rede. Além de oferecer oito curso de doutorado.

Texto e fotos: Severino Lopes