“Acessibilidade e Inclusão”: Museu de Arte Popular da Paraíba participa da 18ª Primavera dos Museus

24 de setembro de 2024

Esta semana, acontece em todo País a 18ª edição da Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Anualmente, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, tem aderido ao evento e em 2024 não será diferente: o MAPP oferece uma programação diversificada, que inclui música, dança, exposições, palestra e cinema. Ela começa nesta quarta-feira (25), seguindo até o domingo (29), com entrada franca.

“Museus, acessibilidade e inclusão” foi o tema definido para a Primavera deste ano, após consulta entre as instituições associadas ao Ibram. A ideia é destacar a importância desses ambientes serem mais democráticos e acolhedores para todas as pessoas, facilitando suas práticas especialmente para quem possui algum tipo de dificuldade, seja relacionada às condições físicas ou sociais.

O diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva, endossou a relevância da iniciativa. “Ela enfatiza a necessidade de que o MAPP continue sendo um espaço de discussão e reflexão sobre a nossa arte, permitindo que cada vez mais as pessoas venham nos visitar e conheçam as experiências e expressões regionais, cumprindo, assim, o MAPP, sua missão de salvaguardar a criatividade e a memória que compõem a identidade nordestina”, apontou.

Desde sua criação em 2007, a Primavera dos Museus paulatinamente conquistou a adesão das mais variadas entidades ligadas à memória no Brasil, consolidando-se como um grande evento. Este ano, uma novidade é a plataforma “Visite Museus”, que congrega a programação das instituições participantes, facilitando a consulta, a divulgação e o planejamento da visita às diferentes ações propostas no País.

Programação
A abertura da Primavera nos Museus no MAPP será às 18h, com Lula Sanfoneiro apresentando a “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga. Na sequência, a protagonista é a Orquestra do Corpo de Bombeiros da Paraíba, dispondo de um repertório especial para o evento.

Na quinta-feira (26), às 18h30, dois curtas-metragens serão projetados nos “pandeiros” do Museu: “O Brilho Cega” e “Marilak”, ambos de Carlos Mosca. Já na sexta-feira (27), às 14h, o MAPP traz a palestra “Museus, Acessibilidade e Inclusão — Discutindo possibilidades e experiências”, tendo à frente a arte-educadora e gestora de projetos de mediação cultural e artes visuais, Edna Y. Onodera.

Formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização em Gestão de Projetos Culturais, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Edna conduzirá a discussão, que tem como público-alvo especialmente educadores e aqueles que trabalham em museus. A atividade se dará em formato virtual e abordará os desafios e soluções voltados às garantias de inclusão em espaços culturais, configurando-se como uma oportunidade valiosa para que se possa refletir acerca das práticas nesses locais, encontrando maneiras de aprimorar a acessibilidade em museus e outras instituições.

No mesmo dia, a partir das 18h30, está previsto o espetáculo denominado “Dos Tropeiros ao Palco”, da Cia Raízes, além da realização do Projeto Palco do Choro — capitaneada pelo Grupo Chorata, a iniciativa é sempre acompanhada por vários convidados.

No sábado (28), as atrações ficam a cargo da exposição “Paraíba – Berço da Cantoria, do Cordel e de Culturas Populares”, cuja curadoria é assinada pela professora Joseilda Diniz e o poeta Alfrânio de Brito. O espaço conta com um palco e a tarde promete muita música e declamação: das 15h às 18h, estarão no local o Mestre das Artes e tocador de sanfona de oito baixos João Calixto, os bardos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), e o também Mestre das Artes Jordão Alves de Souza, forrozeiro conhecido na cidade.

Na ocasião, será lançado o livro “Jacaré do Açude Velho”, de autoria de Ida Steinmüller. Espera-se a presença do presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Wanderley de Brito, do pesquisador Xico Nóbrega, do músico Everaldo Alves e do poeta Jonas Pedro Mariano. Em seguida, às 18h30, apresenta-se o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.

Vale destacar, além disso, que no sábado (28) e no domingo (29), haverá uma feira colaborativa, das 16h às 20h, na parte inferior do Museu, envolvendo livros dos escritores da Academia Campinense de Letras (ACL) e diversas peças de artesãs da Rainha da Borborema.

As atividades de avaliação/encerramento da Primavera dos Museus no MAPP ocorrem no domingo (29), às 19h. A programação do MAPP pode igualmente ser conferida AQUI, na plataforma “Visite Museus”, do Ibram.

Texto: Oziella Inocêncio