Ações da UEPB com foco no combate à desinformação são apresentadas em Seminário realizado na sede do STF

18 de setembro de 2023

Com o objetivo de contribuir com o debate nacional relacionado ao enfrentamento da desinformação e em defesa da democracia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve representada pela servidora técnica administrativa Juliana Marques, nos dias 14 e 15 de setembro, durante o seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”, realizado na sala de sessões da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Na oportunidade, a servidora, que integrou o painel “Jornalismo e agências de checagem”, apresentou a temática “Entre saberes e a formação jornalística: o papel das universidades no combate à desinformação”, e dialogou sobre as possibilidades de desenvolvimento de competências durante o curso de Jornalismo relacionadas ao combate à desinformação a partir dos três pilares das universidades: ensino, pesquisa e extensão. Dentre as temáticas apresentadas, Juliana também ilustrou um relato da experiência do projeto de pesquisa e extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência e o combate à desinformação na educação paraibana” e enfatizou a importância da exigência de diploma de formação de nível superior para profissionais da área de Comunicação.

“Durante o curso de Jornalismo já são apresentados conteúdos sobre como produzir uma pauta, escrever um bom lead, como usar técnicas de entrevista, entre outras questões mais técnicas. Toda essa formação é imprescindível, mas, precisamos oferecer para o estudante uma formação cidadã, a fim de que eles possam enxergar o importante papel que exercem em nossa sociedade. E nessa mesma direção, é imprescindível que seja revista essa decisão tomada nessa corte [STF] sobre a extinção da exigência do diploma de formação de nível superior para profissionais que atuam no Jornalismo. Precisamos voltar a pautar esse debate se quisermos ter, de fato, a contribuição de profissionais que desenvolvam um olhar crítico, ético e cidadão, que é suscitado, sobretudo, por meio dos diálogos estabelecidos no ambiente acadêmico”, avalia Juliana.

Para a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, a participação da UEPB neste evento evidencia o papel da Instituição em defesa da democracia e no combate à desinformação, compromissos que são empreendidos nas diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. “Em um momento tão desafiador para a nossa sociedade, no qual é preciso fomentar o desenvolvimento de informações confiáveis e de um conhecimento credível e metodologicamente estruturado que possa contrapor essa conjuntura de desinformação, as universidades têm um papel fundamental. E nós da UEPB temos participado desse debate nacional, apresentando nosso olhar enquanto instituição nordestina que atua no enfrentamento dessa realidade do litoral ao sertão do nosso Estado”, destacou.

De acordo com a ministra Rosa Weber a desinformação é um instrumento poderoso que pode destruir vidas e instituições. “Seu lado mais sombrio mostrou sua face nos ataques covardes de 8 de janeiro último. Construções de narrativas fantasiosas com o objetivo de desacreditar instituições foram as sementes do mal que transformaram aquele dia em uma das páginas mais tristes e lamentáveis da história do nosso País. Desejo que os debates que terão lugar neste seminário possam gerar frutos e trazer resultados concretos na luta contra a desinformação. Em todos que se inscreveram para participar deste evento, mas principalmente nos universitários, deposito minha esperança, convicta de que contribuirão muito e sempre para a preservação da nossa democracia constitucional”, declarou.

O Seminário promovido pelo STF é resultado do encontro entre a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e os reitores das universidades parceiras do Programa de Combate à Desinformação, realizado no dia 27 de fevereiro deste ano. A programação foi idealizada com o objetivo de promover o intercâmbio de ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas, distorcidas e discursos de ódio, por meio de apresentações temáticas com foco no fortalecimento do sistema de justiça, nas pesquisas acadêmicas sobre o tema, na educação midiática e na importância do trabalho das agências de checagem.

Essa iniciativa foi promovida pelo STF, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), e conta com a participação das instituições vinculadas ao Programa de Combate à Desinformação, ao qual a UEPB é vinculada desde 2021.

Fotos: Rosinei Coutinho/ SCO/ STF