Administração e Farmácia: Programa de Educação Tutorial da UEPB celebra 15 anos de atividades
Os 15 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram comemorados com música e compartilhamento de experiências. Uma cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (12), no Auditório do Departamento de Psicologia, Câmpus de Campina Grande e contou com a presença de bolsistas, participantes, coordenadores(as), docentes e representantes de pró-reitorias.
A atividade celebrou 15 anos do Pet Administração e Pet Farmácia na UEPB. Começou com o músico Caio Czar com voz e violão, seguida de comes, bebes e apresentações. A mesa foi formada pela professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, representando a reitoria da UEPB, professora Célia Regina Diniz; Nícia Stelita Soares, pró-reitora adjunta de Graduação; Maricelma Morais, professora do curso de Farmácia, representando a Direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Sandra Souza, coordenadora do Pet Administração; Socorro Queiroz, coordenadora do Pet Farmácia; Melânia Nóbrega, pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa; e Bruno Timbó, servidor da Coordenação de Ensino Superior da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
A professora Maricelma afirmou que “debutar não é pra qualquer um”, ao falar sobre o caminho trilhado pelos PET’S na UEPB. A professora Melânia começou dizendo que é ex-petiana. São chamados petianos e petianas estudantes participantes do programa. “Sou eternamente grata por ter ingressado no PET. Não teria trilhado este caminho se o PET não tivesse feito parte da minha graduação”, disse a docente, ao comentar a rápida trajetória que a levou a se tornar professora na Instituição.
A professora Vagda lembrou que o PET oferece complementação acadêmica e autonomia, alargando oportunidades e conhecimentos. Por fim, Bruno Timbó falou um pouco sobre o papel do interlocutor no PET UEPB. a tarde prosseguiu com apresentações e depoimentos de petianos de ambos os cursos.
Trocas de conhecimento
Willyanne Melo, estudante do 8º período do curso e Farmácia e bolsista do PET há um ano, contou que ela e colegas costumam atuar em Unidades Básica de Saúde (UBS) e também escolas, realizando palestras sobre diversos temas, como cigarro, diabetes e hipertensão.
“É muito bom interagir com eles, ver que eles estão aprendendo, ver a troca que a gente tem, também. Porque eles trazem muitas coisas pra gente”, relatou a estudante. Sabrynna Vitória, do sexto período de Farmácia, também é bolsista há um ano, quis entrar no Pet desde o primeiro semestre do curso. Ela afirmou que uma das principais experiências do Pet é ter a oportunidade de trabalhar com diferentes públicos, de crianças a idosos.
“Muito boa, muito enriquecedora. Aprendi muita coisa, me ajudou a ter menos medo de falar em público, conhecer diversos tipos de pessoas”, disse Manuela Gonçalves, do oitavo período de Administração sobre sua experiência no PET, que já dura três anos. A petiana Kethylen Alves, também do oitavo período de Administração atuou em escolas, com alunos do ensino fundamental e médio.
“Trabalhamos com educação financeira e ações voltadas para a inteligência emocional. Quem está finalizando a escola tem dificuldade de entender o que sentir em meio a tantas mudanças, então estamos trabalhando nisso. E com as crianças, estamos trabalhando a educação financeira, porque elas estão crescendo e muitas vezes a escola não traz isso pra elas”, relatou a aluna.
Sobre o PET
O Programa de Educação Tutorial existe desde 2005 e exerce um papel estratégico no fortalecimento do ensino superior brasileiro ao promover, de forma integrada, os três pilares essenciais da formação universitária: o ensino, a pesquisa e a extensão. Promove a formação acadêmica de excelência ao apoiar grupos tutoriais nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país. É ligado à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).
Os grupos são integrados por até doze estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, que desenvolvem ações que articulam conhecimento acadêmico e compromisso social. O programa concede bolsas a discentes e tutores e destina recursos para custear atividades previstas no plano de trabalho de cada grupo.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos
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