Administração e Farmácia: Programa de Educação Tutorial da UEPB celebra 15 anos de atividades

Administração e Farmácia: Programa de Educação Tutorial da UEPB celebra 15 anos de atividades
13 de novembro de 2025

Os 15 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram comemorados com música e compartilhamento de experiências. Uma cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (12), no Auditório do Departamento de Psicologia, Câmpus de Campina Grande e contou com a presença de bolsistas, participantes, coordenadores(as), docentes e representantes de pró-reitorias.

A atividade celebrou 15 anos do Pet Administração e Pet Farmácia na UEPB. Começou com o músico Caio Czar com voz e violão, seguida de comes, bebes e apresentações. A mesa foi formada pela professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, representando a reitoria da UEPB, professora Célia Regina Diniz; Nícia Stelita Soares, pró-reitora adjunta de Graduação; Maricelma Morais, professora do curso de Farmácia, representando a Direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Sandra Souza, coordenadora do Pet Administração; Socorro Queiroz, coordenadora do Pet Farmácia; Melânia Nóbrega, pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa; e Bruno Timbó, servidor da Coordenação de Ensino Superior da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

A professora Maricelma afirmou que “debutar não é pra qualquer um”, ao falar sobre o caminho trilhado pelos PET’S na UEPB. A professora Melânia começou dizendo que é ex-petiana. São chamados petianos e petianas estudantes participantes do programa. “Sou eternamente grata por ter ingressado no PET. Não teria trilhado este caminho se o PET não tivesse feito parte da minha graduação”, disse a docente, ao comentar a rápida trajetória que a levou a se tornar professora na Instituição.

A professora Vagda lembrou que o PET oferece complementação acadêmica e autonomia, alargando oportunidades e conhecimentos. Por fim, Bruno Timbó falou um pouco sobre o papel do interlocutor no PET UEPB. a tarde prosseguiu com apresentações e depoimentos de petianos de ambos os cursos.

Trocas de conhecimento
Willyanne Melo, estudante do 8º período do curso e Farmácia e bolsista do PET há um ano, contou que ela e colegas costumam atuar em Unidades Básica de Saúde (UBS) e também escolas, realizando palestras sobre diversos temas, como cigarro, diabetes e hipertensão.

“É muito bom interagir com eles, ver que eles estão aprendendo, ver a troca que a gente tem, também. Porque eles trazem muitas coisas pra gente”, relatou a estudante. Sabrynna Vitória, do sexto período de Farmácia, também é bolsista há um ano, quis entrar no Pet desde o primeiro semestre do curso. Ela afirmou que uma das principais experiências do Pet é ter a oportunidade de trabalhar com diferentes públicos, de crianças a idosos.

“Muito boa, muito enriquecedora. Aprendi muita coisa, me ajudou a ter menos medo de falar em público, conhecer diversos tipos de pessoas”, disse Manuela Gonçalves, do oitavo período de Administração sobre sua experiência no PET, que já dura três anos. A petiana Kethylen Alves, também do oitavo período de Administração atuou em escolas, com alunos do ensino fundamental e médio.

“Trabalhamos com educação financeira e ações voltadas para a inteligência emocional. Quem está finalizando a escola tem dificuldade de entender o que sentir em meio a tantas mudanças, então estamos trabalhando nisso. E com as crianças, estamos trabalhando a educação financeira, porque elas estão crescendo e muitas vezes a escola não traz isso pra elas”, relatou a aluna.

Sobre o PET
O Programa de Educação Tutorial existe desde 2005 e exerce um papel estratégico no fortalecimento do ensino superior brasileiro ao promover, de forma integrada, os três pilares essenciais da formação universitária: o ensino, a pesquisa e a extensão. Promove a formação acadêmica de excelência ao apoiar grupos tutoriais nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país. É ligado à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).

Os grupos são integrados por até doze estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, que desenvolvem ações que articulam conhecimento acadêmico e compromisso social. O programa concede bolsas a discentes e tutores e destina recursos para custear atividades previstas no plano de trabalho de cada grupo.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos