Alunos da UEPB participam de curso na área de educação inclusiva com docentes e estudantes chilenos

3 de setembro de 2020

Dois estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram selecionados para participar, neste mês de setembro, do curso “Integração de tecnologias imersivas na educação: mecanismos de aprendizagem e práticas educacionais efetivas a partir da formação de professores”. A atividade é coordenada pelas professoras Maria Graciela Badilla e Sandra Meza, da Universidade Católica da Santíssima Concepção e da Universidade do Chile, respectivamente.

O curso será em formato on-line e começa no dia 10 de setembro, quando Gerlândia Beatriz Teobaldo de Oliveira e Emídio Ferreira Neto começarão a acompanhar as atividades, a serem desenvolvidas em seis encontros semanais. O objetivo desta formação é fortalecer o desempenho profissional dos alunos em formação inicial por meio da integração tridimensional de tecnologias imersivas na simulação de práticas pedagógicas e nos processos de ensino-aprendizagem em ambientes escolares reais.

As atividades pedagógicas serão desenvolvidas em ambientes virtuais, onde serão utilizadas tecnologias como videogames educacionais e realidade aumentada. As atividades incluem a troca de experiências entre alunos na formação inicial das universidades chilenas e de Pedagogia de universidades estrangeiras. No Brasil estão participando desta formação alunos da UEPB, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UEPB, essa parceria é fruto de um projeto que tem como responsável o professor Eduardo Onofre, do Departamento de Educação. Ele explica que os pré-requisitos da seleção para os discentes participarem da referida formação foram estar matriculado no Curso de Pedagogia e estar em atividades acadêmicas na área da educação inclusiva. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UEPB selecionou a aluna Gerlândia Beatriz, que já participou de projetos de educação inclusiva na França, e o aluno Emídio Ferreira, que participa do programa de Tutoria Especial, mediando o processo de ensino-aprendizagem de um aluno da UEPB com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na expectativa para o início do curso, Gerlândia destaca que a iniciativa deve contribuir para sua formação profissional. Ela observa que está apenas aguardando as informações das professoras coordenadoras do curso para saber como será a participação. Já Emídio ressalta que essa será uma oportunidade de promover a integração e o fortalecimento das parcerias entre a UEPB e as instituições chilenas, destacando a importância da promoção da educação inclusiva por meio das tecnologias digitais, principalmente nesses tempos de pandemia.

Ao término do curso, os alunos da Universidade Estadual da Paraíba participantes da atividade terão que fazer um relatório sobre a participação no curso e destacando a importância da educação inclusiva.

Texto: Severino Lopes