Alunos do curso de Geografia em Educação a Distância participam de aula de campo no Litoral paraibano

9 de outubro de 2019

Os alunos do Curso de Geografia, na modalidade de Educação a Distância – Polo João Pessoa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participaram, no dia 28 de setembro, de uma aula de campo na região do Litoral paraibano. A atividade foi organizada pelos professores Belarmino Mariano, Leandro Paiva e Valéria Raquel com a proposta de partilhar saberes sobre a formação territorial da cidade de João Pessoa, além do papel do rio Sanhauá e do Porto do Capim no processo de ocupação territorial da capital do Estado.

A aula foi destinada aos alunos do 5º período do curso, que se encontraram às 8h, no Varadouro. Posteriormente o grupo seguiu de trem para Cabedelo. Durante o percurso, os professores exploraram o processo de ocupação das áreas próximas a linha ferroviária, os principais aspectos da geografia física e ambiental, a exemplo das áreas protegidas, e sua ocupação conduzida pela lógica do mercado imobiliário. Em Cabedelo, foi visitado o Forte Santa Catarina e analisado como se deu a ocupação inicial do território, tanto por portugueses quanto por holandeses, além de analisados aspectos da geografia física local, como a restinga de Cabedelo.

No final da manhã, o grupo seguiu de balsa para Lucena, visitou as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, local de catequização de índios aldeados, além de analisar a cidade do ponto de vista de sua economia e formas de organização espacial, o papel do turismo, dentre outros aspectos. A aula contou com a participação de 23 alunos do curso, além do professor Antônio Albuquerque, integrante do corpo docente do curso e convidado pela Coordenação para conhecer o roteiro e contribuir com seus conhecimentos.

Esta atividade faz parte da metodologia de formação dos alunos, no sentido de articular teoria e prática na Geografia, possibilitando aos estudantes a articulação das diversas escalas geográficas e a construção de um conhecimento mais significativo, além da inserção dos alunos da Educação a Distância em atividades presenciais, ampliando a sua identidade com a Instituição da qual fazem parte.