Alunos do Mestrado em Formação de Professores lançam e-book com foco nas experiências em sala de aula

1 de outubro de 2019

Acaba de ser lançado o livro eletrônico “Revisitando experiências em sala de aula”, da turma 2018/2019 do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O e-book, organizado pelas professoras Robéria Nádia Nascimento e Simone Dália Aranha, que também contribuíram com um artigo para a obra, conta ainda com outros 16 textos que buscaram materializar a criação de espaços de conhecimento nas salas de aula da Educação Básica. O livrou foi editado em conjunto pela Editora Jogo de Palavras e Provocare Editora, ambas de São Paulo.

De acordo com as organizadoras, “Revisitando experiências em sala de aula” reúne inquietações e aspirações de profissionais da Educação que foram colocadas em perspectiva durante as aulas da disciplina “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”. Por meio de reflexões pedagógicas e de memórias afetivas, cada narrativa expôs processos de ensinar e aprender que produzem reconhecimentos entre professores e professoras, podendo, por isso, inspirar novas vivências de interação e mediação educativas capazes de reinventar o cotidiano escolar.

“Nossa ideia foi produzir uma série de textos que valorizem a ideia de uma pedagogia em movimento e que, constantemente, se redefina para pensar a escola”, afirmou professora Robéria Nádia, acrescentando que o trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já para a professora Simone Dália, coordenadora do PPGFP, o texto oferece alternativas para a formação docente em várias áreas de ensino, uma vez que, neste e-book, são compartilhadas experiências que sugerem caminhos de enfrentamento aos desafios das demandas educativas, corroborando o compromisso do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores na formação de mestres que fazem avançar a educação na região Nordeste.

Dentro os artigos contidos no livro são contemplados assuntos como: pedagogia e prática educativa escolar do audiovisual, relato de experiência, processo de aprendizagem infantil, reflexões de gênero à luz de reportagens e músicas, combate à homofobia através da dança, cultura africana na sala de aula, diversidade étnico-racial, cultura potiguara, práticas de ensino em turmas multisseriadas, prática de leitura na educação infantil, literatura em sala de aula, formação de leitores através de saraus e diversidade linguística. O e-book está à disposição para download de professores, estudantes e pesquisadores que desenvolvam atividades na área de pesquisa em Educação e demais interessados. Para ter acesso à obra completa, gratuitamente, basta clicar AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti