Alunos do Pibid da UEPB apresentam projetos para estudantes de escolas públicas de Campina Grande

Alunos do Pibid da UEPB apresentam projetos para estudantes de escolas públicas de Campina Grande
12 de setembro de 2025

Foi uma tarde lúdica e de aprendizados para pequenos e grandes estudantes. Nesta quinta-feira (11), a coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual da Paraíba realizou uma atividade no bloco C do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Alunos de duas escolas públicas de Campina Grande foram convidados a conhecer diversos projetos que compõem o Pibid.

A atividade foi planejada para que os estudantes das escolas pudessem conhecer a UEPB e usufruir de um momento diferente do usual escolar, segundo a professora do Departamento de Educação e coordenadora institucional do Pibid, Paula Castro. Os alunos visitantes estudam nas escolas Escola Cidadã Integral Severino Cabral e Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida.

A ação recebeu alunos de diferentes idades, que cursam os ensinos fundamental I, II ou médio. Eles participaram de atividades ou ouviram sobre subprojetos de Química, Física, História, Geografia, Sociologia e Português. Henrique Gabriel Alves, do primeiro ano fundamental foi um dos alunos visitantes. Ele afirmou ter gostado muito da atividade, que consistia em contação de histórias. Ele complementou dizendo que adora inglês e matemática e quer estudar estas disciplinas na universidade também.

Tatiana Santana, professora de Letras/Português da UEPB, estava acompanhando algumas de suas estudantes do Pibid. Ela explicou que o principal diferencial do programa é que os alunos de licenciatura têm autonomia. “Eles aplicam provas, planejam a didática e uso de materiais. A ideia é que eles adquiram diversas experiências das escolas. Eles participam dos conselhos de pais, da equipe pedagógica, de projetos da escola. É como se eles fossem os professores. Os docentes das escolas acompanham, mas, naquele dia, a autonomia é do pibidiano”, comentou a docente.

Outra aluna visitante, Heloisa Freire, cursa o sexto ano, estava conhecendo a universidade pela primeira e disse que estava gostando muito da atividade, assim como da participação do aluno de Pibid na sua escola. “Acho legal. Acho que é para a gente aprender mais, evoluir”, relatou. Sua colega Karen Mirele concordou em relação ao aprendizado. “Achei muito legal, bem diferente”, disse.

Texto e fotos: Juliana Rosas.