Apoio à pesquisa: Universidade Estadual da Paraíba inaugura Central de Laboratórios Multiusuários

Apoio à pesquisa: Universidade Estadual da Paraíba inaugura Central de Laboratórios Multiusuários
12 de dezembro de 2024

Um prédio moderno, bem estruturado, amplo e confortável. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ganhou oficialmente, nesta quarta-feira (11), um importante espaço de apoio à pesquisa. Trata-se da Central de Laboratórios Multiusuários (LABMULT) da Instituição.

Projetado, construído e adaptado para atender aos programas de pós-graduação e pesquisa da UEPB, o complexo laboratorial foi entregue oficialmente à comunidade universitária nesta quarta-feira (11), primeiro dia da nova gestão da reitora Celia Regina Diniz e da vice-reitora Ivonildes Fonseca. Além das instalações do LABMULT, a solenidade marcou a inauguração do Laboratório de Ecologia Aquática (LEAQ).

A solenidade foi presidida pela reitora Celia Regina e contou com a presença do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Francisco Jaime; da pró-reitora adjunta de pós-graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveira; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), professor Rangel Junior; do gerente regional da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Alexandre Magno; do professor José Etham Barbosa, coordenador do Laboratório de Ecologia Aquática; além do analista da Financiadora de Estudos e Projetos, Miguel Andrade; pesquisadores(as) e demais convidados(as). A Finep financiou a construção do prédio da Central de Laboratórios Multiusuários.

Instalado no espaço do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ao lado do Biotério da UEPB, a Central de Laboratórios Multiusuários é uma estrutura composta por 14 laboratórios. Alguns desses espaços já está em funcionamento, enquanto outros devem ser inaugurados até junho do próximo ano. O LABMULT teve o seu planejamento iniciado em 2021 e a sua edificação física concluída em 2017. O equipamento, orçado em R$1,4 milhão foi construído com recursos de diversos parceiros, sendo os principais a Finep,e a Fapesq. Outros órgãos também atuaram de forma efetiva para a conclusão e operacionalização do complexo, a exemplo da Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB) e o Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta).

A reitora Celia Regina Diniz destacou a importância do equipamento e explicou como se deu todo o processo de planejamento, construção do complexo laboratorial, como um esforço que envolveu muita gente. Ela explicou que o complexo de laboratórios foi um convênio com a Finep, captado por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. A reitora lembrou que recebeu o prédio no início de sua gestão, mas precisava adaptar toda estrutura à nova realidade da UEPB.

Celia Regina também destacou o apoio da Fapesq, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Ensino Superior, que abriu editais que possibilitaram aos(as) professores(a) da UEPB concorrerem a equipamentos e serviços. “Conseguimos equipar os nossos laboratórios. Estamos terminando um a um. Houve muita mudança, mudança estrutural, como local para colocar gases, de bancada para suportar equipamentos gigantes, pesados, ar-condicionado que era a parte mais difícil. Então tudo isso foi feito com o esforço coletivo”, enfatizou.

O professor Francisco Jaime fez uma apresentação do LABMULTI traçando todo o processo que resultou na inauguração do complexo, desde a redação do projeto original, à construção, adequação até o funcionamento. Ele lembrou que quando o Centro foi planejado há 13 anos, UEPB vivia outra realidade, sendo que, com o passar do tempo, a pós-graduação avançou na Instituição com o surgimento de novos programas, o que aumentou as demandas. Então, o prédio precisou passar por reparos para se adaptar
à realidade.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa ressaltou que o prédio ficou desatualizado do projeto original e a UEPB teve que empreender esforços para adequar e adaptar os espaços para receber os modernos equipamentos, o que foi possível, graças a dois editais da Fapesq. Ele explicou que entre 2017 e 2022 a UEPB teve que realizar muitos serviços no LABMULT como a parte de acessibilidade e instalação de internet para garantir o funcionamento dos laboratórios.

Durante a solenidade foi prestada uma homenagem ao professor Francisco Jaime que está deixando a PRPGP. Vários(as) colegas fizeram questão de presentear o docente. A reitora Celia Regina também fez um agradecimento especial ao professor e destacou o empenho, o compromisso e a capacidade do docente enquanto esteve à frente da pró-reitoria. Em seguida aconteceu o ato solene de descerramento da placa inaugural e a visita dos convidados às amplas e modernas instalações do Complexo.

A Central de Laboratórios Multiusuários consiste um espaço destinado para pesquisa e apoio de pesquisas, de caráter multiusuários, disponível para pesquisadores(as) internos e externos, podendo ter a sua estrutura utilizada por técnicos(as), especialistas, grupos de pesquisas, pós-graduandos(as) de acordo com o que estabelece a resolução específica aprovada pelo Conselho Universitário em 2011.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos