Apresentação nesta sexta: projeto Palco do Choro homenageia multi-instrumentista Felipe Vilarim

23 de maio de 2024

O projeto Palco do Choro, que acontece graças a uma parceria entre o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Grupo Chorata, homenageará o multi-instrumentista Felipe Vilarim. A edição de maio do evento ocorre nesta sexta-feira (24), às 19h30, no MAPP, em Campina Grande, com entrada franca.

Conforme os organizadores da iniciativa, Vilarim apresentará um repertório excepcional, destacando sua habilidade com a viola de arco, o saxofone e o clarinete. “A divulgação do Choro, muito importante em nossa cidade, requer uma interpretação primorosa, um repertório bem escolhido e, sobretudo, o respeito à música: qualidades encontradas no trabalho de Felipe”, disse Victor Herbert, bandolinista do Chorata. Cantora do Grupo, Fernanda Júlia acrescentou que sem dúvida será uma experiência enriquecedora, tanto para o público quanto para o próprio Chorata.

Felipe Vilarim concluiu o Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bem como diversos cursos de extensão na Unidade Acadêmica de Música (Unamus), aprimorando-se em clarinete, viola de arco, violino e percepção musical. Atualmente, está matriculado no curso de Licenciatura em Música, com foco na viola de arco.

Atuou na Orquestra de Câmara da UFCG e na Big Band da mesma instituição, e no Quarteto de Clarinete Charamela Nordestina. Além disso, participou de projetos de grupos populares e festivais internacionais, como solista, em algumas ocasiões. Integrou, igualmente, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e, na atualidade, é membro da Camerata da UFCG. Compõe, ainda, o grupo Amigos da Big Band, tocando sax alto, e contribui para a Filarmônica Epitácio Pessoa.

Felipe também leciona música e regência na Orquestra da Congregação Cristã no Brasil e no Projeto Prima, do Governo do Estado, trabalhando como professor de madeiras e cordas, além de ocupar a regência em diversas formações, incluindo a Banda Sinfônica do Prima e a Orquestra de Câmara Severino Cabral. Destaca-se, por fim, sua participação no Grupo Camerata Sonoryah, que explora repertórios contemplando do popular ao erudito, com um enfoque especial na pesquisa sonora.

Texto: Oziella Inocêncio