Aprovado regulamento e estrutura acadêmica da Pós em Gestão de Documentos e Governança Arquivística

24 de novembro de 2025

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovou, em reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (24), o regulamento e a estrutura acadêmica do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística, em nível de mestrado, na modalidade profissional, em formato singular. A resolução já havia sido editada ad referendum, e foi ratificada pelo Consepe, na reunião realizada por videoconferência e presidida pela reitora, professora Celia Regina Diniz, com participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca.

Antes de submeter a proposta para apreciação, a reitora Celia Regina explicou que editou a resolução devido à necessidade de prazos para submissão de documentos que precisavam ser encaminhados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) neste mês de novembro. Assim, o regimento do programa, agora em formato singular, para oficializar o novo status, passa a atender a Portaria Capes Nº 229/2025.

Na UEPB, a primeira aula do PPGDARQ concorreu no dia 15 de março de 2024, no Câmpus V, tendo este, nascido como fruto de uma ação estratégia da Instituição em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para permitir aos docentes a continuidade das atividades de pesquisa em uma perspectiva mais ampla. Em 2025, professores(as) da UFPB solicitaram o desligamento do programa.

Com isso, a PRPGP, após reuniões tanto com a PRPG/UFPB quanto com a Coordenação dos programas profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Capes, área a que pertence o PPGDARQ, orientou a Coordenação do PPGDARQ a abrir edital de credenciamento de docentes exclusivamente para a unidade da Universidade Estadual da Paraíba. Dessa forma, em 5 de agosto de 2025 o PPGDARQ publicou o Edital 05/2025 – Credenciamento de Docentes Permanentes da Unidade UEPB, que resultou no credenciamento de sete novos docentes permanentes para atuarem exclusivamente na UEPB. Com isso, o PPDDARQ que nasceu com 11 professores(as) permanentes, agora passa a contar com um quadro de 14, todos da UEPB.

A relatora da proposta, professora Melânia Nóbrega Pereira de Farias, fez um relato do programa e como ele nasceu na Instituição e a sua relevância para formar bons profissionais e contribuir para o fortalecimento da produção científica. Para ela, “a aprovação do regimento do PPGDARQ em formato singular na UEPB aponta para a elevação e consolidação do próprio Programa e também da UEPB como um lócus de excelência e pesquisa, atraindo talentos (estudantes e professores), fortalecendo sua reputação acadêmica, promovendo a produção científica e tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do país”, disse.

O programa tem como objetivos, formar de recursos humanos qualificados do ponto de vista técnico e tecnológico para o atendimento de demandas da governança e gestão documental e informacional de qualidade, principalmente nas regiões Nordeste e Norte, além de criar de infraestruturas educacionais que possam propiciar a produção de conhecimentos de aplicação efetiva nas organizações públicas e privadas, em especial na Paraíba, bem como a elaboração de proposta de consultorias de intervenção que sejam fruto de pesquisas cientificamente fundamentadas. A área de concentração é “Gestão e Governança da Informação Arquivística” e as linhas de pesquisa que constituem o eixo principal das atividades acadêmico-científicas do PPGDARQ são “Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares”; e “Saberes e Fazeres Arquivísticos para a Governança.”

O PPGDARQ funciona em regime semestral, exigindo-se para integralização de disciplinas e atividades orientadas o total de 36 créditos, cada crédito corresponde a 15 horas-aula, para o referido Mestrado, sendo distribuídos da seguinte forma: nove créditos de disciplinas obrigatórias e nove créditos de disciplinas eletivas; oito créditos de atividades orientadas obrigatórias, seis créditos para atividades orientadas eletivas e quatro créditos para o trabalho final de Mestrado, podendo ser relatório técnico-científico seguido de produto ou dissertação agregada com a formulação de um produto. Para conclusão do Mestrado observar-se-á prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses.

Texto: Severino Lopes