Assinatura de Ordem de Serviço oficializa construção do FABLAB da Universidade Estadual da Paraíba
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou a obra do Laboratório Fábrica (FABLAB), no Câmpus I, em Campina Grande. A Ordem de Serviço (OS 001/2025), que oficializa o começo da construção, foi assinada em 13 de junho pela reitora, professora Celia Regina Diniz, que totaliza um investimento de R$ 11,4 milhões.
Esta iniciativa, viabilizada por meio do Convênio nº 787296/2018 com o Ministério da Saúde, tem como objetivo a construção de um espaço dedicado a projetos multidisciplinares. A obra, que tem previsão de conclusão em fevereiro de 2027, projeta ser um marco para a comunidade acadêmica, de pesquisa e a população em geral.
O FABLAB, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), que tem como coordenador geral o professor Misael Morais, será um ambiente de ponta, oferecendo infraestrutura tecnológica de acesso aberto para inventores, empreendedores, startups e micro e pequenas empresas de base tecnológica. Ele visa preencher uma lacuna no apoio ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores, especialmente na área da saúde.
Com laboratórios equipados, equipe técnica qualificada e um modelo de trabalho colaborativo, o FABLAB permitirá que ideias se transformem em protótipos viáveis, acelerando o desenvolvimento de produtos, processos e negócios.
A importância deste projeto se estende por diversas áreas. Para a comunidade acadêmica e de pesquisa, o FABLAB oferecerá um ambiente propício para a experimentação e o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando a pesquisa científica e a formação de recursos humanos especializados em tecnologias em saúde. Já para a população em geral, os recursos tecnológicos e as novas técnicas disponibilizadas pelo FABLAB se traduzirão em soluções inovadoras para a saúde, com o potencial de melhorar a qualidade de vida e impulsionar a economia local e regional.
A coordenação dos trabalhos deverá ser executada por profissionais habilitados, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), garantindo a excelência e a conformidade com as normas vigentes. A fiscalização da obra se dará por meio da Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), que tem como pró-reitora a professora Weruska Brasileiro e terá como fiscal de obra o engenheiro civil da PROINFRA, Albéris Heyder Aragão da Silveira.
A concretização do FABLAB é resultado de um esforço conjunto da Universidade Estadual da Paraíba, do Governo do Estado da Paraíba, do Nutes e do Ministério da Saúde, no âmbito do Governo Federal, por meio da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS). Essa estratégia contempla propostas entre instituições públicas e empresas privadas, as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), além do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL).
O projeto do FABLAB reforça o compromisso histórico com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a soberania tecnológica nacional. A expectativa é que o FABLAB se consolide como um polo estratégico de desenvolvimento, fomentando a inovação, o empreendedorismo e a geração de soluções tecnológicas com impacto positivo em Campina Grande e em toda a Paraíba.