Atividades práticas: estudantes do “Limite do Visível” participam de palestra sobre deepfake e visita técnica
Os componentes curriculares “Inteligência Artificial”, “Metodologias Ágeis” e “Gestão de Projetos”, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Projeto Limite do Visível, que é fruto de uma parceria entre Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Governo Estadual da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), promoveram, na sexta-feira (7), no Câmpus V, localizado em João Pessoa, a palestra “Deepfake: não acredite, nem vendo ou ouvindo!”, com o jornalista Brunno Sarttori.
A atividade também foi uma realização do projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana”, e do projeto de pesquisa “Desvendando fontes de informação confiáveis e acessíveis: o papel da inteligência artificial em tempos de desinformação”, que integra a Cota PIBIC (2024-2026).
Considerado um dos principais nomes do país e pioneiro no desenvolvimento de vídeos deepfakes no Brasil, o jornalista Brunno Sarttori apresentou os recursos utilizados para aplicação dessa técnica de manipulação de áudio ou vídeo que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para criar conteúdo falso, mas convincente, sobretudo com sátiras que mesclam conteúdo de novelas, músicas e seriados com a participação fictícia de personalidades públicas.
Por meio desta ação os estudantes puderam articular os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula e relacionados ao desenvolvimento de sistemas e puderam refletir sobre alternativas viáveis para identificação de conteúdo falso, possibilidades de criação de ferramentas que fortaleçam o enfrentamento à desinformação, dentre outras iniciativas.
Além dessa palestra, os estudantes do 3º e 4º período do curso de ADS participam nesta terça-feira (11), e ainda terão um encontro programado para a terça-feira (18), de visitas técnicas a serem realizadas junto à HostDime, data center mais certificado da América Latina. Durante esses eventos os discentes têm a oportunidade de conhecer as tecnologias e inovações implementadas no local que estão diretamente associadas ao conteúdo ministrado em sala de aula.
De acordo com o coordenador do curso de ADS, professor Elder Eldervitch de Oliveira, esse tipo de iniciativa é fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar no dinâmico mercado de tecnologia da informação, pois proporcionam uma visão realista do mercado, trazendo insights sobre as tendências e competências exigidas na profissão e permite que os(as) estudantes conheçam de perto os desafios e processos do ambiente corporativo.
“A combinação de uma base teórica sólida vista em sala de aula com habilidades práticas permite que os estudantes compreendam desde os princípios fundamentais da computação até o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas e sociedade. Além disso, a crescente demanda por profissionais de TI reforça a relevância do curso, garantindo oportunidades promissoras em diversas áreas, como desenvolvimento de software, banco de dados, segurança da informação e inteligência artificial”, avalia o coordenador.
Para a professora Liliane Braga Holanda, atividades extra sala de aula são de grande relevância para ampla formação dos estudantes. “A interdisciplinaridade que propomos também, pode promover uma compreensão holística da atuação deles”, avalia. A professora Juliana Marques, defende que esse tipo de ação permite que os estudantes apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um ambiente real, “o que ajuda a consolidar o aprendizado e a entender melhor como esses conceitos são implementados no mundo do trabalho”.
Sobre o Limite do Visível
Participaram das atividades estudantes que estão no último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Projeto Limite do Visível, que também conta com o curso de Ciência de Dados, tendo como público exclusivo egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que recebem uma bolsa de fomento de R$ 1 mil mensal para se dedicar ao curso.
O Limite do Visível é um projeto que tem como objetivo fomentar a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação. A perspectiva é que até 2026, sejam oferecidas 2 mil vagas.
Texto e fotos: Juliana Marques
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