Atleta de projeto de extensão do Câmpus de Patos conquista medalhas em campeonato nacional de karate

11 de setembro de 2024

O projeto de Extensão “Utilização do karate como instrumento de inclusão social”, que funciona no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado em Patos, continua dando bons resultados. Desta vez, a atleta faixa preta Rafaela das Chagas Bernardo, conquistou mais uma medalha no Open Nacional de Karate, que aconteceu no dia 8 de setembro, na cidade de Recife (PE) e contou com a participação de atletas de vários estados do Brasil.

Ela competiu nas modalidades kata e kumite e conquistou medalhas em ambas. No kata, Rafaela se tornou vice-campeã, enquanto no kumitê ela ficou em 3º lugar. Ela foi a única integrante do projeto que participou da competição. No kata, todas as atletas se enfrentam independente de peso. Já no kumite existem as categorias de peso. Rafaela competiu na categoria até 61 quilos.

No próximo final de semana a atleta vai participar do Open Nacional Etapa Paraíba, que acontecerá em João Pessoa, no dia 15 de setembro. Ela também está classificada para participar das finais dos jogos universitários, que acontecerão em outubro, e para as finais do Campeonato Brasileiro. As duas competições acontecerão Brasília (DF), no mês de novembro.

O projeto de extensão funciona no Câmpus VII, desde 2007, e é coordenador pelo professor Odilon Avelino, que atualmente exerce a função de coordenador do Curso de Bacharelado em Administração. O projeto já revelou vários outros atletas ao longo de sua existência. Neste período de funcionamento, a equipe atendida pelo projeto já conquistou mais de 100 títulos em competições estaduais, regionais e nacionais. O projeto tem sido responsável pela prática esportiva de forma gratuita em Patos e funciona nas dependências do CCEA.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)