Atletas de programa de extensão conquistam medalhas na Copa Norte–Nordeste de Kickboxing

16 de dezembro de 2025

Três atletas do Programa de Extensão “Utilização de lutas como instrumento de inclusão social” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado em Patos, conquistaram medalhas na Copa Norte–Nordeste de Kickboxing 2025, realizada em Fortaleza (CE). Dois lutadores e uma lutadora garantiram a presença da UEPB entre as instituições de referência no cenário regional da modalidade.

Fruto de um trabalho contínuo pautado na disciplina, no compromisso e na formação integral dos participantes, o trio representou a Universidade com excelência e conquistaram três medalhas, evidenciando não apenas o alto nível técnico, mas também os impactos positivos do esporte na vida acadêmica e social dos envolvidos.

Rafaela Chagas foi vice-campeã da modalidade Light Contact, até 55kg. A medalha da prata da atleta confirmou o excelente ano que ela teve nas competições. Quem também ficou em 2º lugar, mas na modalidade Kick Ligth, até 57 kg foi Davi Avelino. O medalha da prata alcançou importantes títulos esse ano, sendo campeão do Campeonato Pernambucano de Kick Light, campeão do Predador Fight e campeão do Desafio de Boxe Amador. Já Osmar Nóbrega ficou em 3º lugar na modalidade Kick Ligth, até 63 kg, e também obteve bons resultados ao longo deste ano.

De acordo com o professor Odilon Avelino, coordenador do projeto, esses resultados refletem o impacto positivo do projeto que compreende o kickboxing como instrumento de desenvolvimento humano e inclusão social. Ele acrescentou que a prática regular da modalidade proporciona benefícios físicos, como melhora do condicionamento cardiovascular, aumento da força muscular, agilidade, coordenação motora e resistência física.

O Programa de Extensão “Utilização de lutas como instrumento de inclusão social” seguirá com suas atividades no Câmpus VII, reforçando o compromisso da universidade pública com a formação cidadã, a inclusão social e a promoção da saúde e do bem-estar. Ao unir esporte, educação e responsabilidade social, o projeto amplia horizontes, constrói trajetórias e transforma realidades, fortalecendo o papel da UEPB como agente de desenvolvimento regional.

Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal)