Atletas de projeto de extensão do CCEA participam de campeonatos estaduais e nacionais de Karatê

22 de julho de 2024

O projeto de extensão “Utilização de Karatê como Instrumento de Inclusão Social”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), continua colhendo frutos e celebrando conquistas. Na última semana, dois atletas participaram de importantes campeonatos e acumularam vitórias. O projeto existe há 17 anos e funciona no Câmpus VII da UEPB, em Patos.

O coordenador do projeto, professor Odilon Avelino, destacou a vitória de Rafael Mota, lutando K-1 no Condado Fighting, em Condado-PB, no último dia 13 de julho. “Rafael foi dominante e venceu um atleta local. No dia 24 de julho, ele irá disputar o cinturão da categoria 66kg, no Itaporanga Fight Championship, na cidade de Itaporanga (PB)”, informou Odilon.

Outra grande conquista realizada pelo projeto, segundo o docente, foi a de Rafaela Bernardo. “Ela participou da categoria sênior em kumite e mostrou um enorme talento e dedicação, vencendo o Campeonato Paraibano de Karatê, na cidade de Bayeux (PB). Além disso, ficou em segundo lugar no Kata. Ela está classificada para as finais dos jogos universitários que serão realizados em Brasília, no mês de outubro, e também participará das finais do Campeonato Brasileiro de karatê, pela Confederação Brasileira de Karatê, que acontecerá em novembro, na mesma cidade”, relatou o professor Odilon.

Nas modalidades modernas das artes marciais japonesas, kumite é um dos componentes de treinamento e de competição, é a luta, o combate. No caratê, conjuntamente com o kihon e o kata forma a tríade básica de sua didática. É classificado conforme a finalidade pedagógica. Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, realizados em conjunto ou individualmente. No karatê, descreve uma simulação de combate detalhada de movimentos, que é praticada individualmente ou em equipe.

“É notável os resultados positivos que o projeto vem conseguindo alcançar ao dar oportunidade para esses alunos se destacarem dentro do Karatê e seguirem um futuro promissor”, concluiu. Há 17 anos, o projeto Utilização de Karatê como Instrumento de Inclusão Social surgiu com a missão de usar o esporte para transformar e fortalecer a vida das pessoas que precisam de apoio social através da prática do esporte. Desde então, o projeto tem sido uma ferramenta de desenvolvimento físico e pessoal para os seus participantes.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)