Eudantes conquistam quatro medalhas no primeiro bloco da edição 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros

15 de outubro de 2024

Na última semana, estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), evento esportivo realizado na cidade de Brasília (DF), entre os dias 8 e 13 de outubro. A delegação da UEPB conquistou quatro medalhas de bronze e uma medalha de prata, no primeiro bloco do torneio.

Nesta primeira parte das competições houve disputas em 19 modalidades, das quais a UEPB participou em Atletismo, Badminton, Clash Royale, Free Fire, Jiu-jitsu, Judô, Natação e Wrestling. No bloco seguinte, que acontece de 13 a 19 de outubro, atletas da Instituição competirão no Karatê feminino.

No primeiro bloco as medalhas de bronze foram para os estudantes Walisson Silva e J. Savyo Silva, no Wrestling; José Fidelis, no Clash Royale; e Aoliabe Gabriel, Iann Maia, Antônio Israel e Gabriel Xavier, no Free Fire. Nayara Leite levou a prata no Jiu-jitsu.

Os técnicos dos atletas e professores da UEPB, Ado Marcelo, Adjailson Fernandes e Josenaldo Lopes, avaliaram positivamente a participação dos estudantes, relatando que eles fazem parte de um seleto grupo de atletas de alta qualidade que representaram a UEPB com muita dedicação, abrindo espaço para sonhos altos no esporte, sendo referências para novos representantes.

Segundo a Coordenadoria de Esporte e Lazer, (Coel), a cada ano a UEPB se fortalece no esporte. Na promoção de eventos internos como o jogos universitários e a Liga de Futsal, a Universidade oferece oportunidades para que os alunos atletas possam ser representantes nos nos jogos universitários paraibanos e brasileiros.

Roseane Barros, assessora da Coel, que participou como dirigente da Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA), relata que “enquanto representante geral da UEPB e FPDA, avalio positivamente a participação da UEPB nesta edição, pois todos os estudantes e técnicos desempenharam suas funções de forma muito satisfatória”. Ela disse também que o JUBs é referência para todas as atividades que a Coel vem desempenhando na Universidade, com apoio da Administração Central e pró-reitorias, especialmente a Pró-reitoria Estudantil (PROEST), na pessoa da professora Núbia do Nascimento, que não mede esforços para que todos os estudantes estejam protegidos e bem encaminhados no esporte e na universidade, sendo isso importante para o reconhecimento e desenvolvimento esportivo da UEPB.

Fotos: Divulgação/Arquivos Pessoal