Campanha para garantir financiamento da assistência estudantil e fortalecimento das universidades públicas

12 de julho de 2023

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está engajada na campanha para fortalecimento da assistência estudantil e fortalecimento das universidades públicas. A proposta, registrada na plataforma GOV.BR, tem como objetivo mobilizar estudantes, professores, técnicos administrativos e todos aqueles que atuam em instituições educacionais para garantir melhores condições para as ações desenvolvidas no Ensino Superior no Brasil. Confira abaixo a proposta. Participe dessa campanha confirmando seu voto!

O PPA (Plano Plurianual Participativo) está com votação aberta para a escolha de Programas do Governo Federal. No eixo Educação, o presidente da Associação de Reitoras e Reitores da Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, conseguiu, dentro do 2º Fórum Interconselhos, em Brasília, a inclusão da proposta que visa garantir financiamento para a assistência estudantil e extensão universitária para projetos de fornecimento das universidades públicas federais, estaduais e municipais, como prioridade do Grupo de Trabalho de Educação, mas para a efetivação da proposta é necessária a legitimação popular por meio de votação.

“Com a adesão ao Sisu, as universidades públicas passaram a receber alunos de diversas unidades da Federação criando uma necessidade de atendimento às demandas de moradia, alimentação e permanência desses discentes. Além disso, as políticas de ações afirmativas elevaram o número de alunos de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. Nesse sentido, é preciso ser fortalecido do PNAEST e outros programas voltados ao atendimento das populações negras, indígenas, Lgbtqiap+ nas IES publicas”.

Agora é necessário que a população brasileira participe votando e contribuindo com a inclusão dessa pauta na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, do Governo Federal. A Plataforma terá o login único e todos podem participar com o cadastro da ferramenta GOV.BR. A votação vai até o dia 14 de julho e deve ser feita através de link único. Clique aqui e acesse.