Campina Grande e Guarabira: Estudantes de Direito conquistam 1º e 3º lugares em competição da OAB

10 de outubro de 2024

Uma conquista e um reconhecimento que mostra a qualidade e o potencial dos dois cursos de Direito ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus I, em Campina Grande, e Câmpus III, em Guarabira.

Dois estudantes do Centro de Humanidades (CH) conquistaram o 1º e o 3º lugar na 1ª Competição de Negociação acadêmica realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Paraíba, por meio da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem, realizada no final de setembro em João Pessoa. Na mesma competição, quatro discentes do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídica (CCJ) alcançaram a 1ª colocação como melhor instituição do Estado.

Do Centro de Humanidades, Rhamon Khaliel Martins de Pontes foi o 1º lugar na categoria “Melhor negociador”, enquanto Gerdeson Manoel de Almeida Oliveira foi escolhido o “melhor advogado” da competição. Gerderson Manoel de Almeida e Rhamon Kalliel Martins Pontes também conquistaram o 1º lugar como “melhor dupla da competição”. Ambos estão no 6º período e vivenciam a disciplina “Meios extrajudiciais de solução de conflitos”. Na categoria “Melhor Instituição” a UEPB ficou em 1º lugar com o CCJ e 3º lugar com o CH.

A premiação aconteceu nesta terça-feira (8), na OAB Seccional João Pessoa. A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB/PB, Harrisson Targino e pela presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PB, Tatianne Lacerda.

A professora Crizeulda Farias, da disciplina “Meios extrajudiciais de solução de conflitos”, e uma das responsáveis por prepara-los(as) para a competição, destacou a importância da conquista como uma oportunidade para que os(as) estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

“Compreendo a importância da competição acadêmica como uma oportunidade para que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do CCJ, em Campina Grande, além da Coordenação do Curso de Direito de Guarabira envidaram esforços conjuntos na preparação dos(as) discentes na perspectiva da modalidade da negociação baseada em princípios, conhecida como método de negociação de Harvard, desenvolvendo habilidades essenciais para a carreira jurídica”, destacou a professora Crizeulda Farias.

O Centro de Ciências Jurídica também fez bonito na competição e ajudou a UEPB a conquistar o primeiro lugar na categoria “Melhor Instituição”. Sonaly Araújo de Melo, Gislay Rayra da Macena, Emanoela Kezia Guedes da Costa e Lílian Vívian Ramos Mendes integraram a equipe vencedora. A coordenadora adjunta do curso no CCJ, professora Lucira Freire Monteiro, disse que a premiação vai além da conquista de um troféu, mas mostra a força do curso que tem inovado metodologicamente na questão da inserção de medidas de concertação e conciliação na formação dos(as) estudantes.

“Os nossos alunos se saíram muito bem nessa competição. Essa premiação mostra como o CCJ tem inovado metodologicamente na questão da inserção de medidas de concertação e conciliação na formação dos nossos discentes”, destacou.

As Competições acadêmicas acontecem em âmbito nacional e internacional promovidas por Entidades, Instituições de Ensino ou Câmaras de Mediação e Arbitragem, tendo como objetivos difundir no meio acadêmico os meios extrajudiciais de soluções de conflitos. As competições visam ainda estimular o estudo, a troca de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos, com a oportunidade de aprendizagem e argumentação e criatividade, repercutindo na sociedade por meio da formação de negociadores(as) qualificados(as) já que os(as) discentes passam a ter acesso a um panorama de resolução de conflitos que muito se assemelha às situações reais do meio jurídico.

Texto: Severino Lopes