Câmpus de Guarabira forma novos profissionais nas áreas de Direito, Geografia, História e Pedagogia
O fim de uma caminhada e o início de uma nova etapa na vida. Um ciclo que se fecha com a transição de acadêmicos para novos profissionais e, ao mesmo tempo, outro que se abre. Com esse sentimento, os formandos e formandas do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, em Guarabira, participaram da Colação de Grau do semestre letivo 2023/1.
A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (25), na casa de recepções Maison D’Mel e se tornou um momento inesquecível na vida dos formandos e familiares. Presidida pela reitora Celia Regina Diniz, a solenidade também contou com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; da diretora do CH, professora Maria de Fátima de Souza Aquino; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; além dos coordenadores dos cursos, o tenente-coronel Cival Silva, comandante do 4.º Batalhão da PM; e o secretário de Estado, Roberto Paulino, que representou no ato o governador da paraíba, João Azevêdo.
Ao todo, 128 graduandos colaram o grau acadêmico, sendo 14 do curso de Direito, 24 de Pedagogia, 33 de Geografia, 25 de História, 21 de Letras Português e 11 de Letras Inglês. O juramento das turmas concluintes foi conduzido pela formanda Elineide da Luz Silva, do curso de Pedagogia, enquanto o orador oficial foi o formando Ronaldo Nascimento Monteiro Junior, do curso de Direito,
Ele iniciou o seu discurso destacando a importância da transformação na vida dos formandos, a partir dos ideais do pedagogo Paulo Freire. Sob o olhar atento dos demais discentes, ele relembrou que caminho na graduação foi de superação, desafios, transformação e sonhos.
Como já era esperado, o discurso do paraninfo geral das turmas, o professor Antônio Cavalcante da Costa Neto, foi emocionado e marcado por palavras de gratidão, encorajamento e conselhos. De forma breve, o homenageado, que é advogado e juiz, também relatou alguns aspectos e lutas de sua vida. Revelou que não pretendia ser advogado nem tão pouco juiz, mas o seu desejo era abraçar o magistério conforme conselhos de sua mãe. Disse que a sua história se entrelaça com a história da UEPB. Na condição de um dos fundadores do curso de Direito do CH, o professor não escondeu a alegria pela homenagem, e desejou êxito aos novos profissionais.
O Pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também compartilhou da felicidade dos formandos e disse que a colação de grau era um momento de júbilo e celebração. “É o momento de culminância de momento, mas é também o momento de um novo lugar de partida e de uma nova caminhada a ser iniciada” destacou, citando trechos de poemas de autores e pedagogos conhecidos como Augusto dos Anjos, Gonzaguinha e Paulo Freire, o pró-reitor lembrou que a esperança não murcha, mas faz acontecer.
O ápice da solenidade e que marcou a passagem definitiva dos formandos da condição de acadêmicos para profissionais, foi a cerimônia de conferência de grau acadêmico. Inicialmente colaram grau os graduandos do curso de Direito. A concluinte Luziane Rogério Gonçalves representou seus colegas e recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pela professora Luciana Maria Lopes de Souto de Oliveira, coordenadora do curso. Em seguida colaram grau os formandos do curso de Geografia. O concluinte Francisco José Silva Vasconcelos colou o grau em nome da turma, conferido pela professora Luciene Vieira de Arruda, coordenadora adjunta do curso.
Com o mesmo sentimento, os formandos do curso de História colaram o grau acadêmico. O ato simbólico foi feito pela formanda Elaine de Lima Farias, tendo sido conferido pela professora Suzelma Oliveira da Rocha, coordenadora do curso.
Já era noite quando os concluintes de Letras Português colaram grau. O ato simbólico foi realizado pela formanda Juliana Soares da Silva, tendo sido conferido pelo professor Juarez Nogueira Lins, coordenador do curso. Posteriormente, os formandos do curso de Letras Inglês colaram o grau. A missão de representar a turma no ato foi do graduando Bruno de Oliveira Brito. Por fim, foi a vez dos formandos do curso de Pedagogia colarem o grau acadêmico. Ele foi recebido pela graduanda Tamires de Lima Albuquerque, tendo sido conferido pela professora Valéria Siqueira, coordenadora adjunta do curso.
Conferência de grau concluída, foi a vez do discurso da reitora Celia Regina Diniz. A reitora iniciou o seu discurso reafirmando que a data de colação de grau se revestiu de muitos significados, sendo um dia especial para os formandos, formandas e para todos os que fazem parte da UEPB. Celia Regina destacou a luta dos concluintes para alcançar o diploma. Ao rememorar a caminhada dos acadêmicos, ela lembrou que todos percorreram uma jornada difícil, repleta de desafios e superações, marcada pela pandemia da covid-19, mais que agora estão colhendo os frutos de todo o empenho, de toda a perseverança e resiliência.
“Espero que além do conhecimento técnico adquirido aqui na UEPB, que é uma instituição pública e gratuita, vocês tenham cultivado também valores, como a ética, o respeito, a empatia e a responsabilidade social”, disse Celia Regina, desejando que os novos profissionais tenham cultivado valores que contribuam para o crescimento da sociedade brasileira. A solenidade foi encerrada em clima festivo com os novos profissionais devidamente formados.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.