Câmpus I: Clínica de Enfermagem oferece tratamento de lesões em novo Ambulatório de Feridas
Visando a ampliação de um serviço de saúde especializado para pacientes com lesões mais difíceis, a Clínica Escola de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passará a oferecer, a partir de segunda-feira (19), atendimento ambulatorial para tratamento de feridas agudas, crônicas e complexas.
O Ambulatório de Feridas funcionará de acordo com a demanda agendada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Departamento de Enfermagem, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Rua Domitila Cabral de Castro, s/n, Câmpus I, em Campina Grande. As avaliações e tratamentos são gratuitos e abertos a toda comunidade.
O novo serviço, sob a responsabilidade da professora Mayara Evangelista, foi criado pelo Departamento de Enfermagem como um projeto de extensão, com a finalidade de oferecer cuidados adequados para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, entre eles, pessoas com lesões por pressão, pés diabéticos e outras feridas de difícil tratamento.
Com a supervisão de professores(as) e atuação de estagiários(as) do curso de Enfermagem, serão oferecidos serviços de avaliação das feridas, realização de curativos, orientações para o autocuidado e acompanhamento de lesões com cicatrização prolongada, que fogem do processo normal de cura e, geralmente, estão associadas a infecções, perda de tecido ou traumas, exigindo cuidados especializados e um tempo maior para a recuperação.
Para ter acesso ao serviço é necessário fazer o agendamento por telefone, apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS. Após a triagem, a equipe realizará uma avaliação para identificar a necessidade ou não de acompanhamento contínuo.
Trabalho integrado
De acordo com a professora Cláudia Martiniano, coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, a criação do Ambulatório de Feridas alia a necessidade de um campo específico de estágio para os alunos de Enfermagem à contribuição com a prestação do serviço público. “Até então, em Campina Grande, só havia um serviço desse tipo no município, no Centro de Saúde do bairro do Catolé, que talvez não atendesse toda a população”, disse.
Ela explica que este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que oferta insumos mais básicos, porém essenciais, para os cuidados com os pacientes. Além disso, o projeto vem buscando parcerias com o Departamento de Farmácia, para a produção de medicamentos e de outros insumos para coberturas das feridas, que possam ser fabricados na UEPB e utilizados no ambulatório.
Em breve, outros(as) professores(as), incluindo os(as) de Fisioterapia, poderão se integrar à atividade, encaminhando pacientes com lesões complexas ao Ambulatório. Segundo a professora Cláudia, em termos de Instituição de Ensino, este projeto é inédito, pois além do Centro de Saúde do Catolé, os serviços de tratamento de feridas são basicamente oferecidos no campo privado. “Assim, ao mesmo tempo em que essa iniciativa favorece na formação dos estudantes de Enfermagem, já que é uma prática privativa do enfermeiro, colabora também com a comunidade, principalmente com as populações menos favorecidas”, afirma.
Outras informações e agendamentos de atendimentos podem ser feitos pelo telefone (83) 3315-3334.
Texto: Giuliana Rodrigues
Você precisa fazer login para comentar.