Câmpus IV forma novos agrônomos, profissionais de Letras e tecnólogos em Energias Renováveis

Câmpus IV forma novos agrônomos, profissionais de Letras e tecnólogos em Energias Renováveis
18 de dezembro de 2024

Sonho realizado e profissionais de quatro áreas do conhecimento colocados no mercado de trabalho. Se toda caminhada começa com o primeiro passo, como dizem, para graduandos(as) em Letras, Agronomia e Sistema de Energias Renováveis, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, localizado em Catolé do Rocha, o percurso terminou na manhã desta terça-feira (17). Agora é hora de alçar novos voos e desbravar novas estradas como profissionais.

Com sentimento de alegria, alívio e realização com o término da jornada acadêmica, os(as) formandos(as) do CCHA colaram grau acadêmico em um dos dias mais marcantes de suas vidas. A solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.2 marcou a entrega da UEPB à sociedade de novos(as) profissionais éticos(as) e comprometidos(as) com o desenvolvimento do Estado e a transformação social.

A formatura foi realizada no Auditório do CCHA, no Sítio Cajueiro, e reuniu professores(as), coordenadores(as) de cursos e familiares dos(as) concluintes. Ao todo, 58 formandos colaram grau acadêmico, sendo 20 do curso de Licenciatura em Letras, 33 do curso Agronomia e cinco do curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis, que funciona na unidade acadêmica de Sousa.

Presidida pela vice-reitora da Instituição, professora Ivonildes Fonseca, com a participação da pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, a assembleia solene foi o momento de culminância da jornada acadêmica dos formandos(as) e ratificou o compromisso e a missão da UEPB no fértil solo sertanejo.

Em clima de júbilo e sentimento visível de conquista e realizações, a solenidade começou com a entrada dos formandos devidamente vestidos com a beca preta e acompanhados por seus padrinhos e madrinhas, sendo seguidos(as) da congregação de professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos. A parafina geral das turmas foi a professora Maria Keila Lairiny Câmara Xavier, atualmente diretora do Câmpus IV.

A formanda Rita de Cássia Medeiros, do curso de Letras foi a responsável por prestar o juramento, tendo as suas palavras repetidas pelos(a) demais concluintes com os braços estendidos. Já Viviane Silva Martins, do curso de Agronomia, foi a oradora oficial da turma. Em seu discurso, a oradora fez um extenso agradecimento aos familiares, professores(as) e a todos que contribuíram na formação dos(as) novos(as) profissionais.

Em um discurso carregado de sentimentos, Viviane Silva falou de lutas, desafios, sonhos, cuja realização marca o término de um ciclo de vida. Ao longo de sua fala, ela fez uma espécie de retrospectiva da jornada acadêmica, lembrando dos principais momentos vivenciados ao longo do percurso. Com sentimento de gratidão, ela disse que a jornada foi desafiadora, mas exitosa e agora é hora de trilhar novos caminhos e buscar novas oportunidades.

Emocionada, a oradora prestou uma homenagem póstuma ao professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno, que partiu este ano, deixando muita saudade e um legado no Câmpus IV.

Emocionante também foi o discurso da paraninfa geral das, a professora Keila Lairiny Câmara Xavier. Ela agradeceu as turmas pela homenagem e destacou a relevância do momento que marca o começo de uma nova jornada e de um futuro cheios de oportunidades. “A escolha representa muito para mim, enquanto profissional e enquanto ser humano. Eu quero celebrar um momento tão importante e tão aguardado por todos os nossos estudantes, por todos os familiares”, frisou.

A professora também relembrou o esforço e a determinação de todos(as) os(as) concluintes ao longo da jornada acadêmica e reafirmou que a celebração de colação de grau se revestia de muitos significados, sendo o momento de conclusão de um ciclo e o começo de um futuro cheio de possibilidades e perspectivas. “Hoje vocês escrevem mais um capítulo no livro da vida e na história da UEPB. Por isso, essa cerimônia marca a vitória de vocês. Muitas conquistas ainda estão por vir”, previu a paraninfa que encerrou o seu discurso prestando uma emocionante homenagem ao professor Francisco Damasceno.

No mesmo clima de regozijo e realização, a solenidade prosseguiu com o discurso da pró-reitora Vagda Gonçalves, que também fez questão de enaltecer a memória do professor Francisco Damasceno. A pró-reitora de Graduação enfatizou que para muitas famílias a colação de grau marca a quebra de paradigma, pois viram nesse momento a realização de um sonho que é a conquista do filho ou filha do diploma universitário.

Ela enfatizou que a Universidade Estadual da Paraíba festeja quando lança somente neste semestre mais de 1.100 profissionais habilitados a desenvolverem as suas funções na sua área de formação nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa entrega, conforme destacou, reflete o compromisso da UEPB com a formação enquanto Instituição de Ensino Superior totalmente gratuita e que oferece o ensino de qualidade.

“Concluir o ensino superior significa o empenho de cada formando(a), o empenho também de suas famílias, de suas mães e seus pais que se dedicaram com avidez para ver vocês alcançarem esse intento, a colação de grau. Estamos falando aqui para famílias que, por vezes, tem neste momento a primeira pessoa a concluir o ensino superior, significando, portanto, quebra de paradigmas, significa quebrar barreiras e, principalmente, realizando sonhos e desejos daqueles próximos a vocês,” enfatizou a professora Vagda.

Um dos momentos mais esperados da solenidade foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico que começou pelo curso de Agronomia. A graduanda Neidjane de Oliveira Araújo recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo coordenador do curso, professor Felipe Queiroga Cartaxo.

Em seguida foi a vez dos estudantes de Letras. A formanda Danielle da Silva recebeu o grau em nome da turma, conferido pelo professor Anderson Rany Cardoso da Silva, coordenador do curso.

Encerrando o ato, colaram grau acadêmico os formandos(as) do curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis. A estudante Vitória Lorrainny Roque de Sousa recebeu a incumbência de colar o grau simbolicamente em nome dos(as) demais membros da turma, tendo sido conferido pelo professor José Alexssandro da Silva, coordenador do curso.

Com os novos graduandos e graduandas devidamente formados e formadas, a vice-reitora Ivonildes Fonseca fez um discurso emocionante e encorajador. Em sua fala a professora enfatizou que o momento era revestido de muitos significados, constituindo-se em um rito de passagem na vida dos(as) novos(as) profissionais,. Enfática, ela disse que se tratava do fim de um ciclo rico de experiências de todas as naturezas, mas também da abertura de uma nova dimensão para a vida dos(as) agora formados(as).

“Então, neste ritual, a emoção se junta aos nossos votos, aos votos de todas as pessoas da UEPB para que vocês trilhem o caminho da perseverança, o ânimo de viver e a constante vontade de oferecer à sociedade tudo o que vocês aprenderam em sala de aula, em interação com colegas, com servidores(as) desta Universidade”, desejou.

Ela aproveitou o momento solene para brindar todos os participantes com um trecho de uma escrita de Carolina Maria de Jesus, que foi uma mulher desprovida de bens materiais, mas rica de fé na atividade da escrita, fé, na verdade e na escola. Conforme lembrou a vice-reitora, a mulher de cor preta e grandes combates em defesa da vida, tornou-se um símbolo da possibilidade de sonhar com uma realidade social modificada para alcançar a dignidade de viver.

Também participaram da solenidade a professora Laís Silva Lins, diretora da Escola Agrotécnica do Cajueiro; a diretora adjunta do CCHA, professora Maria do Socorro de Caldas Pinto; o professor José Alexssandro da Silva, coordenador do curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis; e o capitão Alex Alves, representante do 12º Comando de Polícia Militar. A assembleia solene foi encerrada em clima festivo e com fortes aplausos dos familiares e convidados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos