Câmpus V celebra 14 anos de fundação com série de atividades on-line e inauguração de novos espaços
O mês de agosto no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, tradicionalmente é marcado por diversas atividades alusivas ao aniversário de fundação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), celebrado em 28 de agosto. Porém, com a necessidade de distanciamento social e suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, os 14 anos do Câmpus de João Pessoa serão celebrados com adequações à nova realidade.
Para tanto, estão programadas palestras, painéis, mesas de discussão e minicursos, todos on-line, direcionados à temática norteadora do evento “14 anos do Câmpus V: Iniciativas empreendedoras e inovação no CCBSA/UEPB”. Parte das atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal do CCBSA no Youtube e pelo perfil do Centro de Ensino Facebook. Outras atividades ocorrerão através da plataforma Google Meet.
Na ocasião, a direção do CCBSA realizará, no dia 26 de agosto, a inauguração de novos espaços e reformas realizadas no Câmpus V que tiveram início antes da pandemia, tais como a copa dos técnicos administrativos, Secretaria do CCBSA, salas da infraestrutura, Protocolo, Arquivo e Setor de Acessibilidade/Inclusão. Esta ação não contará com a presença de público e um vídeo com as imagens será divulgado para que o público possa acompanhar.
Compõe a programação de aniversário do Câmpus V uma exposição de fotografias do Curso de Arquivologia, que ficará disponível na página do curso no Facebook a partir do dia 26 de agosto. O Curso de Arquivologia também realizará, através do Google Meet, no dia 26, às 19h30, a mesa “Caminhos da Pesquisa Científica: acesso e uso de base de dados no fazer da ciência”, com a participação da professora da UFPB, Bernardina Freire, e da professora da UEPB, Jacqueline Echeverría Barrancos, com mediação da professora da UEPB, Manuela Eugênio Maia.
A atividade está vinculada ao projeto de extensão “Socialização de bases de dados científicas no âmbito da pesquisa acadêmica”. Os interessados em participar desta palestra devem acessar e preencher o formulário de inscrição (clicando AQUI). O link de acesso será encaminhado aos participantes previamente inscritos.
Na quarta-feira (26), das 9h30 às 11h30, será realizada a mesa “Novas Oportunidades, Novos desafios no Câmpus V”, com a participação dos professores do CCBSA, Cléber Ibraim Salimon, Marcionila Fernandes, Sanderson Lopes Dorneles, Giuliana Dias Vieira e mediação do diretor adjunto do CCBSA, professor Ênio Wocyli Dantas. Ainda no dia 26 de agosto, às 15h, será realizada a mesa “Universidade e sociedade, os desafios contemporâneos”, que terá como participantes os professores do CCBSA, Carlos Enrique Ruiz, Cleber Ibraim Salimon, Henrique Elias França e o professor Ênio Wocyli Dantas como moderador. Essas atividades serão transmitidas pelo Canal do CCBSA no Youtube e no perfil do Centro no Facebook.
A programação remota de aniversário do Câmpus V prossegue no dia 27 de agosto, com os minicursos do Núcleo de Línguas: “Classes Gramaticais no Ensino de Inglês Aplicadas ao vocabulário da pandemia de 2019”, a ser realizado das 13h às 14h, pelo professor Marcelo Amaro da Silva; “Regras de cortesia e choques Culturais no ensino de ELE”, das 14h às 16h, tendo como ministrantes as professoras Eneida Maria Gurgel de Araújo e Kariny Dias de Oliveira; e “Curiosidades francesas: importante conhecê-las”, das 16h às 17h, com as professoras Maria Rennally Soares da Silva e Rossana Souto Lima Koffmann.
Os minicursos do Núcleo de Línguas serão realizados pela plataforma Google Meet cujo link para acesso será encaminhado para participantes inscritos previamente através do endereço eletrônico https://linktr.ee/nucleodelinguas.
Na quinta-feira (27), às 19h, o evento conta com a mesa “Covid-19 e a modernidade: Mais uma crise ou esgotamento de um sistema de reprodução da existência?”, com os palestrantes Filipe Reis Melo, Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior e Vancarder Brito. Na sexta-feira (28), data oficial de aniversário do Câmpus V, a programação conta com a mesa “Empreendedorismo e ações inovadoras na UEPB”, a ser realizada das 9h às 10h30, com a participação da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB, professora Alessandra Teixeira; do diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UEPB, professor José Félix de Brito Neto; da diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos; e do diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da UEPB, Manuel Antônio Gordon Nuñez.
Ainda no dia 28, a partir das 19h, será realizada a mesa “Os registros das informações orgânicas em saúde: A Arquivologia e os arquivistas no enfrentamento das pandemias”, com a participação do professor da UFBA, Francisco Pedroza, e da arquivista e mestranda em Ciência da Informação, Tereza Ludimila de Castro Cardoso, contando com a moderação da professora Suerde Brito.
O encerramento das atividades alusivas aos 14 anos do CCBSA ocorre na segunda-feira (31), às 19h, com o painel integrado “Nas Trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Campus V da UEPB”, com a participação das bibliotecárias Danielle Harlene Moreno e Liliane Braga Holanda, da professora Jacqueline Echeverría Barrancos e da discente Gabrielle Torres, tendo a assessora de comunicação Juliana Marques como mediadora. Na ocasião, as palestrantes apresentarão os dados de ensino, pesquisa e extensão do CCBSA, os projetos desenvolvidos no Câmpus V, as áreas aos quais são vinculados, entre outras questões.
De acordo com a professora Jacqueline Barrancos, a temática do empreendedorismo foi pensada para esta edição do evento considerando a necessidade de adoção de um perfil empreendedor por todos da comunidade acadêmica para a superação das dificuldades desse novo momento que a sociedade enfrenta. A docente enaltece ainda as conquistas vivenciadas pelo Câmpus V e os desafios que virão.
“Estamos vivendo uma situação totalmente diferente dos outros anos. Para mim, representa um território de grandes desafios que nos convida a repensar questões como a saúde pública, o distanciamento social, a adoção das tecnologias digitais da informação e comunicação. E, embora reconheça que precisamos aprender e que não dominamos um repertório das verdades absolutas, acredito que soubemos reagir e nos adaptar com um trabalho em equipe. A programação do aniversário do Câmpus V representa isso. Continuamos trabalhando remotamente, realizando nossas reuniões e vamos realizar diversas atividades e discussões que não deixam passar em branco essa data”, destaca a professora.
Jacqueline lembra que, esse ano, não será possível realizar a Mostra Científica presencialmente, mas, desde o início da pandemia, o projeto “Nas trilhas da difusão científica”, através do Instagram @cienciaabertauepb, tem divulgado os projetos do Câmpus V e a equipe apresentará os dados sobre as ações desenvolvidas pelo CCBSA. “Então, essa é a perspectiva desse evento: mostrar que, apesar das readequações necessárias, estamos motivados e trabalhando com dedicação e orgulho da nossa Instituição”, frisa a docente.
Com exceção dos minicursos no Núcleo de Línguas e da palestra a ser realizada na noite de 26 de agosto, que serão transmitidos pelo Google Meet, e da inauguração dos espaços novos no Câmpus V, cujo vídeo será gravado e disponibilizado nas redes sociais do Câmpus posteriormente, as demais atividades do evento serão transmitidas em tempo real pelo Canal do CCBSA no Youtube e no perfil do Centro no Facebook. Todas as atividades são promovidas pela direção do CCBSA, em parceria com as coordenações dos cursos e apoio de projetos do Centro. A transmissão das atividades conta com o auxílio da equipe do projeto SESA.
Acesse a programação completa clicando AQUI.
Texto: Juliana Marques
Você precisa fazer login para comentar.