Câmpus V celebra 18 anos de fundação com exposição fotográfica e iniciativa de prevenção à violência contra as mulheres

28 de agosto de 2024

Com o objetivo de celebrar os 18 anos de fundação, o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nesta quarta-feira (28), no hall do prédio do bloco de salas de aula, o lançamento da exposição fotográfica que retrata a história do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), e a inauguração do banco vermelho que integra as ações do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher.

A exposição, que reúne fotografias da Coordenadoria de Comunicação da UEPB, e foi organizada pela arquivista do Câmpus V, Adriana Lemos, apresenta alguns registros de eventos, atividades administrativas e acadêmicas do CCBSA desde a fundação, em 2006, até o ano de 2024. A mostra ficará disponível para a visita da comunidade acadêmica até o dia 6 de setembro.

Já a inauguração do banco vermelho foi uma propositura da professora do curso de Relações Internacionais, Adriana Torres, com apoio da direção do CCBSA, Observatório Briggida Lourenço e Associação Brasileira das Mulheres das Carreiras Jurídicas (ABMCJ), será realizada às 10h. Essa iniciativa integra a campanha “Agosto Lilás”, que é o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e visa o cumprimento da Lei 14.942/2024, que prevê a instalação de um banco vermelho em locais onde há grande circulação de pessoas, com informações de canais de denúncia, e conscientização de pessoas em escolas, universidades, estações de metrô, trens e ônibus.

História do Câmpus de João Pessoa
Como parte do projeto de expansão do ensino superior, com ação complementar para o desenvolvimento educacional do Estado da Paraíba, a UEPB criou o Câmpus V, em João Pessoa, em 22 de junho de 2006. A aula inaugural do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) ocorreu em 28 de agosto de 2006, com a palestra “A Nação brasileira”, sobre a função social da universidade pública, proferida pelo professor doutor Manoel Domingos Neto, consultor da Instituição na época e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Naquele momento, o CCBSA passou a oferecer cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais. Também nesse período foi instaurado o Núcleo de Línguas do Câmpus V.

Em 2009 foram iniciadas atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI), primeiro da região do Norte e Nordeste, recrutando estudantes oriundos tanto do interior do estado, como também de estados vizinhos. Ainda na pós-graduação, no ano de 2022 o Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (PROFSAÚDE) iniciou as atividades no Câmpus V. E em 2023, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) selecionou a primeira turma do referido Programa.

Texto e fotos: Juliana Marques