Câmpus V celebra 18 anos de fundação com exposição fotográfica e iniciativa de prevenção à violência contra as mulheres

29 de agosto de 2024

Com o objetivo de celebrar os 18 anos de fundação, o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, até o dia 6 de setembro, no hall do prédio do bloco de salas de aula, a exposição fotográfica que retrata a história do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA). Com registros realizados pela comunidade acadêmica e Coordenadoria de Comunicação da UEPB, a exposição foi organizada pela arquivista do Câmpus V, Adriana Lemos, e reúne fotografias de 2006 até o ano de 2024.

Fundado em 22 de junho de 2006, o Câmpus V trouxe para João Pessoa os cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais. Também nesse período foi instaurado o Núcleo de Línguas. Em 2009 foram iniciadas as atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI), primeiro da região do Norte e Nordeste, recrutando estudantes oriundos tanto do interior do estado e de estados vizinhos. Ainda na pós-graduação, no ano de 2022 o Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (PROFSAÚDE) iniciou as atividades no Câmpus V. E em 2023, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) selecionou a primeira turma do referido Programa, que iniciou as atividades em 2024.

Agosto Lilás
Ainda como parte das programações alusivas ao aniversário do CCBSA foi entregue à comunidade acadêmica um banco vermelho, que integra as ações do Agosto Lilás, de combate à violência contra as mulheres. A instalação desse banco no CCBSA foi uma propositura da professora do curso de Relações Internacionais, Adriana Torres, com apoio da direção do CCBSA, Observatório Briggida Lourenço (OBL) e Associação Brasileira das Mulheres das Carreiras Jurídicas (ABMCJ).

Nesta quarta-feira (28), visitaram o Câmpus V a presidente da ABMCJ, Carla Felinto, e a assessora da reitoria e integrante do OBL, Terlúcia Silva, que tem acompanhado as ações realizadas nesse mês da conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, e visando o cumprimento da Lei 14.942/2024, que prevê a instalação de um banco vermelho em locais onde há grande circulação de pessoas, com informações de canais de denúncia, e conscientização de pessoas em escolas, universidades, estações de metrô, trens e ônibus.

Na UEPB, além do Câmpus V, o Câmpus III, em Guarabira e o Centro de Ciências Jurídicas do Câmpus I, promoveram ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e instalaram bancos vermelhos com informações sobre canais de denúncia.

Texto e fotos: Juliana Marques