Câmpus V sedia palestra sobre métodos alternativos ao uso de animais para o desenvolvimento de pesquisa e inovação

10 de outubro de 2024

A Central Multiusuária de Análise e Caracterização Químico-Biológica (CM-ACQuimBio) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Coordenação do curso de Ciências Biológicas, do Câmpus V, e a Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA/UEPB) promovem, na terça-feira (15), às 15h, no Auditório Pioneiros, a palestra “Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais: Importância para Ciência, Tecnologia e Inovação”. A atividade será ministrada pela representante nacional dos laboratórios associados da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (RENAMA), Leila Bastos Leal.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, organizador da atividade, a atualização sobre métodos alternativos ao uso de animais é fundamental para promover a ética e a inovação na pesquisa científica. “Esses métodos, que incluem técnicas como cultura de células, simulações computacionais e modelos in vitro, não apenas reduzem o sofrimento animal, mas também podem oferecer resultados mais relevantes para a biologia humana. Além disso, a adoção de abordagens alternativas pode acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos, aumentando a eficácia e a segurança das pesquisas. À medida que a sociedade se torna mais consciente e exigente em relação ao bem-estar animal, manter-se atualizado sobre essas alternativas é essencial para a responsabilidade científica e para o avanço da ciência de forma ética e sustentável”, avalia o professor Francisco.

A RENAMA é uma iniciativa que vem ao encontro do panorama internacional que fomenta e privilegia o princípio dos 3Rs. A proposição dos princípios dos 3Rs (Replacement, Reduction and Refinement) por Russel e Burch em 1953 foi um marco no desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. A criação da Rede permite a existência de uma infraestrutura laboratorial e de recursos humanos especializados capazes de implantar métodos alternativos ao uso de animais e de desenvolver e validar novos métodos no Brasil.

A RENAMA é composta por duas categorias de laboratórios (Laboratórios Centrais e Laboratórios Associados) e é supervisionada pelo Conselho Diretor da Renama. O objetivo é reduzir o uso de métodos que utilizem animais, substituir os métodos existentes por outros que sejam igualmente ou mais eficientes e refinar os métodos já consagrados para que se reduza o impacto das pesquisas no uso de animais.

De acordo com a comissão organizadora do evento, a perspectiva é que participem da atividade estudantes e pesquisadores de Ciências Biológicas, Veterinária, Saúde, Bioética e que estudam a temática relacionada às técnicas alternativas ao uso de animais em experimentação. As inscrições para o evento, que é gratuito, podem ser feitas por meio deste site. Será emitido certificado de participação.

Texto: Juliana Marques