Câmpus V sedia seminário com representantes das Cátedras Sérgio Vieira de Mello de todo o país

22 de agosto de 2025

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UEPB/UFPB), que no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está inserida no Núcleo de Estudo e Pesquisa Sobre Deslocados Ambientais, promove, entre 27 e 29 de agosto, o 16º Seminário das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM), com representantes de CSVM de todas as regiões do Brasil.

O evento contará com representante da agência da ONU para refugiados (ACNUR) no Brasil, do Comitê Nacional para os Refugiados, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública; do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da ONG Panagah, que atua com acolhimento e integração de migrantes e refugiados afegãos no Brasil, entre outros.

De acordo com uma das coordenadoras do NEPDA, professora Andrea Pacífico, o tema do evento “Desafios e oportunidades no acolhimento de afegãos no Brasil: recepção, interculturalidade e Patrocínio Comunitário (PC)”, dá o tom da importância das Cátedras como instituições de fomento de pesquisas, ensino e extensão sobre a temática do refúgio. “Mas, também como locus de resistência e engajamento político para a construção de um sistema público de proteção e acolhida à população refugiada em João Pessoa, na Paraíba, no Brasil e no mundo, particularmente à população afegã”, declara.

A abertura do evento será na quarta-feira (27), às 18h, no Auditório Pioneiros, no Câmpus V, em João Pessoa. Na quinta-feira (28), no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocorrem as reuniões dos GTs das Cátedras. A palestra de abertura, proferida pelo afegão professor visitante no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI/UEPB), professor Juma Rasuli ocorre às 9h, no CCHLA da UFPB com o Painel de abertura, intitulado “Patrocínio Comunitário a afegãos no Brasil”. O encerramento será na UEPB, na sexta-feira (29), pela manhã, no Auditório Pioneiros. Não haverá inscrição, nem certificado.

A programação completa está disponível neste LINK.