Câmpus IV da UEPB: Unidade Acadêmica de Sousa promove 1ª Feira de Energias Renováveis da Paraíba
Inovação tecnológica, empreendedorismo, desenvolvimento e sustentabilidade. Em apenas três anos de implantação do curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis, criado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de forma inédita e inovadora no Sertão paraibano, já oferece os primeiros frutos.
Com o olhar voltado para um meio ambiente mais limpo e saudável, e ao mesmo tempo suscitando o empreendedorismo no Sertão a partir de um recurso inesgotável na região, a UEPB, por meio da Unidade Acadêmica que funciona em Sousa, vincula ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Câmpus IV, localizado em Catolé do Rocha, deu início na noite desta quinta-feira (21) e se estende até esta sexta-feira (22), a 1ª Feira de Energias Renováveis da Paraíba. A Feira marca o fechamento oficial do 4º Congresso Universitário da UEPB, cujo tema central foi “Inovação e Transformação: a agenda 2030”.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Sebrae e outros parceiros, acontece no Largo da Estação, no Centro de Sousa. A abertura foi feita pela reitora Celia Regina Diniz e pelo coordenador do curso, professor José Alexssandro da Silva. A Feira reúne estudantes e professores da UEPB, empresas que trabalham com energia solar em Sousa, além de instituições financeiras que atuam fornecendo linhas de crédito para impulsionar o setor.
Ao todo, 20 stands compostos por empresas e instituições como o Senai foram montados no recém-inaugurado Largo da Estação para o evento. Alguns dos expositores são empresas que absorveram mão de obra qualificada formada pela UEPB. A cerimônia de abertura contou com as presenças da professora Maria Keila Larine Câmara Xavier, diretora do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA); o professor Robson Ferreira, que representou no ato o secretário Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, professor Cláudio Furtado; o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; a gerente Regional do Sebrae em Sousa, Camila Nóbrega; além de diversos(as) convidados(as).
Em sua fala, a reitora Celia Regina destacou a importância da Feira que tem movimentado toda a cidade e o potencial do curso criado pela UEPB no local. Ela considerou a Feira importante para o município de Sousa, para a Paraíba e para a UEPB, visto que ela está mostrando soluções sobre a matriz energética renovável e energia limpa. “Nós estamos apresentando isso à sociedade para divulgar todas as pesquisas, todos os projetos de extensão, todos os projetos de ensino que a nossa Universidade faz e o que é que ela pode contribuir para o desenvolvimento do nosso estado de maneira sustentável”, enfatizou a reitora.
O professor José Alexssandro da Silva reafirmou que a 1ª Feira de Energias Renováveis da Paraíba nasceu como fruto da chegada da Unidade Acadêmica da UEPB em Sousa. Ele enfatizou que o evento surgiu devido à necessidade de trazer para a sociedade uma visibilidade maior do potencial do curso para as demandas futuras, e ao mesmo tempo mostrar que o curso de Energias Renováveis da UEPB já está trazendo bons frutos.
Coordenador geral da Feira, Glauber Fernandes Vieira de Figueiredo, assessor administrativo da Unidade Acadêmica, reforçou a importância do evento para a região e as transformações que a UEPB começa a promover a partir da chegada do curso de Energias Renováveis. As palavras dele foram reforçadas pelo professor Robson Ferreira, pela gerente do Sebrae, Camila Nóbrega e pelo prefeito Fábio Tyrone, que recordaram da luta para implantar o curso na cidade.
Após as falas, foi realizado o Painel “Energia solar e eólica e fotovoltaica”, conduzido pelo pesquisador Victor de Paiva Lopes, representante da Enel Energia. Em seguida os(as) convidados(as) puderam conhecer as novidades expostas nos stands montados na Feira. Vários(as) professores(as) dos Câmpus de Catolé do Rocha, Patos, Araruna e outras instituições prestigiaram a noite de abertura.
O professor Jamilton Rodrigues, do curso de Física de Araruna, levou para a Feira um telescópio que integra uma das ações da SECTIES, o projeto Bingo Esperança no Espaço, que possibilita aos reeducandos da cadeia pública de Esperança fabricar o equipamento. O evento prossegue nesta sexta (22), a partir das 18h, com o Painel “Energia da Biomassa e hidrogênio verde”. Durante o evento foi prestada uma homenagem póstuma ao professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno, ex-diretor do Câmpus IV, falecido este ano.
Os objetivos do curso
Em sua 1 edição, a Feira de Energias Renováveis tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias, práticas e soluções sustentáveis no setor energético, incentivando a transição para uma matriz energética limpa e renovável, além de atrair uma atenção maior para o curso de Tecnologia em Energias Renováveis oferecido pela UEPB, na cidade de Sousa.
Diante do potencial energético na região, a UEPB se tornou pioneira ao implantar o curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis. Considerado um marco para a região, o curso pretende tornar o Sertão da Paraíba uma referência na produção de mão de obra qualificada em fontes de energias renováveis, que são as energias solar, energia eólica e fotovoltaica. Fruto da parceria entre UEPB, Governo do Estado, Prefeitura de Sousa e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), já está com a segunda turma prestes a se formar. A proposta é aproveitar os recursos naturais do Sertão, especificamente, a luz solar tão abundante na região.
Nos últimos anos a Paraíba tem se destacado como um dos maiores produtores de energia solar no país. O estado possui um dos maiores índices de radiação solar no Brasil. No entanto, para explorar todo esse potencial e inesgotável recurso natural, falta mão de obra qualificada, o que a UEPB tem procurado fazer com o curso.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.