CCEA forma 62 profissionais em solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2024.1

CCEA forma 62 profissionais em solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2024.1
26 de julho de 2024

Dando prosseguimento a maratona de colação de grau da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no semestre letivo 2024.1, o Sertão paraibano ganhou novos profissionais, desta vez entregues devidamente formados pelo do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos.

A solenidade de Colação de Grau 2024.1 encerrou um ciclo na vida dos(as) formandos(as), e ao mesmo tempo, marcou o início de uma nova jornada, agora com o diploma de um curso superior. Ela aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no Auditório Celso Furtado do CCEA.

Ao todo, 62 graduandos(as) colaram o grau acadêmico, sendo 43 do curso de Bacharelado em Administração, 12 no de Bacharelado em Computação, quatro em Licenciatura em Física, três em Matemática. A formanda Êmile Camila de Sousa Silva, do curso de Bacharelado em Administração, conduziu a leitura do juramento, sendo acompanhada pelos demais formandos. Logo após, todos ouviram com atenção a oradora oficial das turmas concluintes, Josiane de Lins Pontos, do curso de Bacharelado em Administração.

Visivelmente emocionada, a oradora disse que o momento era de grande alegria, de realização a gratidão a Deus e a todos que tornaram esse dia possível, principalmente, os familiares, professores(as) e técnicos(as) administrativos(as). Êmile Camila enalteceu ainda o Câmpus VII por proporcionar uma educação transformadora, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

No mesmo clima de regozijo, a paraninfa geral das turmas, a professora Aretuza Candeia de Melo, transmitiu a sua mensagem aos(as) formandos(as). Visivelmente emocionada, a paraninfa agradeceu pela escolha do seu nome, e disse que a homenagem era marcante e memorável. Ela também destacou a obstinação dos(as) formandos(as) e a capacidade de superar desafios e prosseguir firme na jornada em busca do sonho do curso superior.

“Neste dia, o objetivo de vocês foi alcançado conforme o sonho de cada um. Vocês são vencedores e merecedores. Agora é hora de colocar em prática o que aprenderam e encarar o mercado de trabalho”, disse.

Emocionante também foi o discurso da pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg. Já no começo ela parabenizou os(as) formandos(as) pela conclusão de seus cursos e disse que o momento era revestido de significados. Ela desejou êxito a todos(as) na nova jornada, agora com o diploma de curso superior conferido pela UEPB.

“Que o conhecimento adquirido na UEPB lhes confira não apenas a capacidade técnica própria da área escolhida, mas que possa também auxiliar na compreensão e ação desse contexto que se descortina e, sobretudo, no percurso da vida profissional e da vida pessoal”, destacou.

O momento mais aguardado do evento e ápice da jornada foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Os primeiros a colarem grau foram os(as) formandos(as) do curso de Administração. O graduando Dandiely de Sousa Lima colou o grau em nome da turma, conferido pelo professor Odilon Avelino, coordenador do curso. Na sequência, colaram grau os formandos de Computação. Desta vez, o concluinte José Isaac Barreiro representou a turma, conferido pelo coordenador do curso, o professor Jucelio Soares do Santos.

Em seguida, os(as) formandos(as) do curso de Física. O concluinte André Lima colou o grau, conferido pelo coordenador do curso, o professor Marcelo da Silva Vieira. A cerimônia continuou com a conferência do grau acadêmico aos(as) formandos(as) de Matemática. A concluinte Amanda Silva Pereira foi a escolhida, recebendo o grau do professor Arlandson Matheus Silva Oliveira.

Com os novos profissionais devidamente formados, a reitora Celia Regina Diniz proferiu o seu discurso. Com olhos fixos para a plateia, professora Celia destacou a importância do momento para a UEPB e para o Câmpus VII que este ano está completando 18 anos, além dos familiares dos(as) formandos(as). Ela ainda destacou que as solenidades de colação de grau fazem a UEPB prestar contas de sua missão no Estado, devolvendo à sociedade profissionais formados e prontos para contribuir para o desenvolvimento regional nas diversas áreas do conhecimento.

A reitora reiterou que a UEPB é uma Instituição que tem se empenhado para formar não apenas excelentes profissionais, mas também pessoas conscientes de seu papel na sociedade. “Ao receberem seus diplomas, lembrem-se que a educação que receberam é uma poderosa ferramenta de transformação. Apreciem a jornada que vocês vão ter daqui para frente”, observou.

Ela encorajou os(as) formados(as) a levar adiante os valores que aprenderam na UEPB como o respeito, a solidariedade, o compromisso com um mundo mais justo e fraterno, igualitário, inclusivo e sustentável, buscando sempre o conhecimento e a inovação. Ao final, numa “quebra de protocolo”, a reitora cantou com todos os presentes trechos da canção “O Que É, o Que É?, de Gonzaguinha.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau 2024.1 do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas a professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo, diretora do Centro; e o professor José Ginaldo de Souza Farias, diretor adjunto do CCEA.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos