CCEA forma 62 profissionais em solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2024.1
Dando prosseguimento a maratona de colação de grau da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no semestre letivo 2024.1, o Sertão paraibano ganhou novos profissionais, desta vez entregues devidamente formados pelo do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos.
A solenidade de Colação de Grau 2024.1 encerrou um ciclo na vida dos(as) formandos(as), e ao mesmo tempo, marcou o início de uma nova jornada, agora com o diploma de um curso superior. Ela aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no Auditório Celso Furtado do CCEA.
Ao todo, 62 graduandos(as) colaram o grau acadêmico, sendo 43 do curso de Bacharelado em Administração, 12 no de Bacharelado em Computação, quatro em Licenciatura em Física, três em Matemática. A formanda Êmile Camila de Sousa Silva, do curso de Bacharelado em Administração, conduziu a leitura do juramento, sendo acompanhada pelos demais formandos. Logo após, todos ouviram com atenção a oradora oficial das turmas concluintes, Josiane de Lins Pontos, do curso de Bacharelado em Administração.
Visivelmente emocionada, a oradora disse que o momento era de grande alegria, de realização a gratidão a Deus e a todos que tornaram esse dia possível, principalmente, os familiares, professores(as) e técnicos(as) administrativos(as). Êmile Camila enalteceu ainda o Câmpus VII por proporcionar uma educação transformadora, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.
No mesmo clima de regozijo, a paraninfa geral das turmas, a professora Aretuza Candeia de Melo, transmitiu a sua mensagem aos(as) formandos(as). Visivelmente emocionada, a paraninfa agradeceu pela escolha do seu nome, e disse que a homenagem era marcante e memorável. Ela também destacou a obstinação dos(as) formandos(as) e a capacidade de superar desafios e prosseguir firme na jornada em busca do sonho do curso superior.
“Neste dia, o objetivo de vocês foi alcançado conforme o sonho de cada um. Vocês são vencedores e merecedores. Agora é hora de colocar em prática o que aprenderam e encarar o mercado de trabalho”, disse.
Emocionante também foi o discurso da pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg. Já no começo ela parabenizou os(as) formandos(as) pela conclusão de seus cursos e disse que o momento era revestido de significados. Ela desejou êxito a todos(as) na nova jornada, agora com o diploma de curso superior conferido pela UEPB.
“Que o conhecimento adquirido na UEPB lhes confira não apenas a capacidade técnica própria da área escolhida, mas que possa também auxiliar na compreensão e ação desse contexto que se descortina e, sobretudo, no percurso da vida profissional e da vida pessoal”, destacou.
O momento mais aguardado do evento e ápice da jornada foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Os primeiros a colarem grau foram os(as) formandos(as) do curso de Administração. O graduando Dandiely de Sousa Lima colou o grau em nome da turma, conferido pelo professor Odilon Avelino, coordenador do curso. Na sequência, colaram grau os formandos de Computação. Desta vez, o concluinte José Isaac Barreiro representou a turma, conferido pelo coordenador do curso, o professor Jucelio Soares do Santos.
Em seguida, os(as) formandos(as) do curso de Física. O concluinte André Lima colou o grau, conferido pelo coordenador do curso, o professor Marcelo da Silva Vieira. A cerimônia continuou com a conferência do grau acadêmico aos(as) formandos(as) de Matemática. A concluinte Amanda Silva Pereira foi a escolhida, recebendo o grau do professor Arlandson Matheus Silva Oliveira.
Com os novos profissionais devidamente formados, a reitora Celia Regina Diniz proferiu o seu discurso. Com olhos fixos para a plateia, professora Celia destacou a importância do momento para a UEPB e para o Câmpus VII que este ano está completando 18 anos, além dos familiares dos(as) formandos(as). Ela ainda destacou que as solenidades de colação de grau fazem a UEPB prestar contas de sua missão no Estado, devolvendo à sociedade profissionais formados e prontos para contribuir para o desenvolvimento regional nas diversas áreas do conhecimento.
A reitora reiterou que a UEPB é uma Instituição que tem se empenhado para formar não apenas excelentes profissionais, mas também pessoas conscientes de seu papel na sociedade. “Ao receberem seus diplomas, lembrem-se que a educação que receberam é uma poderosa ferramenta de transformação. Apreciem a jornada que vocês vão ter daqui para frente”, observou.
Ela encorajou os(as) formados(as) a levar adiante os valores que aprenderam na UEPB como o respeito, a solidariedade, o compromisso com um mundo mais justo e fraterno, igualitário, inclusivo e sustentável, buscando sempre o conhecimento e a inovação. Ao final, numa “quebra de protocolo”, a reitora cantou com todos os presentes trechos da canção “O Que É, o Que É?, de Gonzaguinha.
Também participaram da solenidade de Colação de Grau 2024.1 do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas a professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo, diretora do Centro; e o professor José Ginaldo de Souza Farias, diretor adjunto do CCEA.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.