CCJ e Direção do Jardim Botânico definem estratégias para novo projeto paisagístico no Centro de Ensino
Com o propósito de criação do Grupo de Trabalho “A Barriguda”, o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Ricardo Bezerra; o diretor do Jardim Botânico da Instituição, Arnaldo Bezerra de Menezes; e a coordenadora do Curso de Direito, professora Lucira Freire, se reuniram para definir as estratégias do novo projeto paisagístico no CCJ.
Na reunião, que também contou com a participação do vice-presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, Joelson Siqueira; do professor Daniel Duarte, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e da mestranda em Agroecologia, Kaline de Souza Meira; foram definidas as ações iniciais para desenvolvimento do projeto paisagístico da Praça da Barriguda, no Centro de Ciências Jurídicas.
Conforme explicou Arnaldo, a praça é um anseio antigo da comunidade do CCJ. Durante a reunião, foram traçadas estratégias de trabalho, elaboração e execução do tratamento do terreno e, embelezamento e utilidade da área. A frondosa árvore do CCJ, Barriguda ou Paineira-branca – Ceiba glaziovii, sempre contemplada através das janelas das salas de aula, assim como o seu entorno, serão submetidos a uma avaliação fitossanitária pela equipe do professor Daniel Duarte, juntamente a equipe do Jardim Botânico da UEPB,
A ideia é especificar as estratégias de conservação, valorização e tombamento do mais antigo patrimônio histórico e natural do CCJ, em conformidade com o Decreto Nº 23.793/34, Art. 14, que diz que “Qualquer árvore poderá ser, por motivo de sua posição, espécie ou beleza, declarada, por ato do poder público municipal, estadual ou federal, imune de corte, assegurando-lhe o caráter de imunidade contra qualquer ação antrópica”.
Texto: Severino Lopes