Centro Artístico recebe Mostra de Teatro e oficinas de artes cênicas do Festival de Inverno de Campina Grande

16 de agosto de 2024

De sexta-feira (16), até o dia 23 de agosto, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), receberá a Mostra Nacional de Teatro, que integra o Festival de Inverno de Campina Grande. A entrada é franca. A iniciativa, que traz também oficinas gratuitas no campo das artes cênicas, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição.

Abrindo o evento, no CAC, a primeira peça “Caravanas”, da Bodopitá Companhia de Teatro (PB), acontece às 18h de sexta (16). Já no domingo (18), às 10h, é a vez de “A Festa”, da Cia Café com Pão (PB). No mesmo dia, às 16h, ocorrerá a apresentação de “Xulé à La Carte”, da Trupe Arlequin de Circo Teatro (PB). Os espetáculos seguem na sexta-feira (23), às 18h, com “Quatrocantos”, proveniente do Coletivo A4 (PB), e a apresentação de artistas performativos, às 20h, quando será encerrada a Mostra Nacional de Teatro.

Além do CAC, outros locais de Campina sediam a programação da Mostra, a exemplo do Cineteatro São José, Praça da Bandeira e Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), mas todas as oficinas de teatro se dão no Centro Artístico. São elas: “Dramaturgias da Carne”, uma parceria com o Sesc Dramaturgias, tendo como ministrante Alexandre Américo, que ocorre no sábado (17) e domingo (18), das 09 às 12h e das 14 às 17h; “Palhaça(o)… Um Ofício”, ministrada por Andrea Macera (SP), na segunda-feira (19) e terça-feira (20), das 8 às 12h para iniciantes, e das 14 às 18h para iniciados; e “Mapa Mundi Pessoal — Ator contador de suas memórias”, capitaneada por Eduardo Mossri (SP), que vai de segunda (19) até a sexta-feira (23), das 14 às 17h.

Quem for participar da parte formativa do evento deve se inscrever neste endereço. Já aqueles que desejam fazer a retirada dos ingressos para os espetáculos devem acessar o Sympla neste LINK.

O professor do Núcleo de Formação, Pesquisa e Experimentação Teatral da UEPB, Chico Oliveira, é coordenador da Mostra de Teatro — junto com a atriz e pesquisadora Regina Albuquerque — e apontou que há três anos a Mostra utiliza as dependências do Centro Artístico. “O espaço é sempre muito elogiado pelas pessoas que vêm ver os espetáculos ou integrar as oficinas. É uma oportunidade de congraçamento, de incentivo e de parceria cultural com o Festival, um evento reconhecidamente importante para Campina e o Brasil”, destacou.

Jardim, salas de aula e o auditório são alguns dos pontos do CAC cedidos ao Festival. Nas apresentações, o local passa por diversas mudanças e ajustes, adequando-se totalmente à proposta de cada montagem. O Centro Artístico Cultural da UEPB é situado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina. Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 3310-9719 e (83) 3310-9734.

Os 50 anos da Mostra

Conforme explicou Chico, o Festival completa 49 anos, mas a Mostra Nacional de Teatro faz 50. “Isso porque ela nasceu um ano antes. Foi a partir da Mostra que se iniciou o Festival de Inverno”, informou.

O professor também assinalou que o fato da Mostra ser abrigada pelo CAC permite aos componentes do Núcleo de Formação, Pesquisa e Experimentação Teatral do CAC, engajarem-se em todas as atividades, não apenas aprendendo e dialogando com artistas de vários pontos do país, mas fornecendo o suporte necessário às apresentações. “Eles colaboram voluntariamente e essa contribuição é essencial para o sucesso das práticas que desenvolvemos. Agradecemos à UEPB pelo apoio de sempre, que é fundamental para o fortalecimento do teatro na cidade”, enfatizou.

A PROCULT e a Poética da Arte

O pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, endossou ser uma honra para a PROCULT poder auxiliar o Festival, uma ocasião aguardada o ano inteiro por quem gosta de arte, em Campina. “Além disso, é preciso ressaltar que as ações dele não são isoladas, compõem um grande todo, abarcando outros projetos como o Tamanquinho das Artes, uma iniciativa linda voltada às crianças em vulnerabilidade social. O Festival, através de sua idealizadora, Eneida Agra Maracajá, celebra o conhecimento, o aprendizado e a solidariedade, não é à toa que conquistou tanto respeito nacionalmente”, acrescentou.

Em 2024, o tema escolhido para nortear o Festival foi “A Poética da Arte na Ciência da Vida”. O evento é realizado pelo Instituto Solidarium e tem patrocínio do Governo do Estado e da Vitamassa. Detalhes adicionais da programação podem ser encontrados na rede social @festivalinvernocg.

Texto: Oziella Inocêncio