Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas celebra 19 anos com programação acadêmica e cultural

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas celebra 19 anos com programação acadêmica e cultural
22 de agosto de 2025

O Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em João Pessoa, completa 19 anos de história em 2025 e celebra a data com uma programação especial nos dias 27 e 28 de agosto. Com o tema “19 anos do Câmpus V – um resgate da memória e perspectivas futuras”, as atividades têm como foco a valorização da trajetória institucional, os desafios enfrentados e as oportunidades que surgem para o futuro do ensino, da pesquisa e da extensão no Câmpus V .

A comemoração tem início na manhã da quarta-feira (27), às 9h, com um ato alusivo ao agosto lilás, no “Banco Vermelho”, um marco de conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero, localizado no hall do bloco de salas de aula. Em seguida, no auditório Pioneiros, será realizada a mesa-redonda “Caminhos do acolhimento: reflexões interdisciplinares sobre protocolo de atendimento de vítimas de violência de gênero”, com a participação da perita criminal Gabriella Nóbrega; da procuradora-chefe da União na Paraíba, Íris Catarina Dias Teixeira; e da psicóloga Géssica Almeida, que atua na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa, que será mediada pela docente da UEPB, advogada e ativista dos direitos coletivos Martha Simone Amorim, é promovida pela Direção do CCBSA em parceria com o Observatório de Feminicídio Briggida Lourenço.

Na quinta-feira (28), a programação começa às 9h, no Auditório Pioneiros com a presença de autoridades da UEPB e do Estado. Em seguida, ocorre a mesa magna “Memória fotográfica e histórica: olhares sobre os 19 anos do Câmpus V”, com a assessora de comunicação Juliana Marques e a bibliotecária Liliane Braga Holanda, que irão apresentar por meio dos registros fotográficos e jornalísticos como se deu a construção da identidade do Câmpus ao longo dos anos.

A tarde será dedicada à pós-graduação, uma das áreas que mais cresceu no Câmpus V nos últimos anos. Às 14h, o professor Cidoval Morais, diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), ministra a palestra “Os desafios da escrita e divulgação científica no contexto do ‘novo livro’”. Em seguida, às 15h, ocorre a mesa temática “Desafios e oportunidades interdisciplinares na pós-graduação do CCBSA”, com a participação de coordenadores e representantes dos programas de pós-graduação do CCBSA.

Encerrando a programação, às 19h, a comunidade acadêmica poderá prestigiar o Show de Talentos, organizado pelo Projeto Farpas, reunindo apresentações culturais de estudantes e servidores.

Avanços e conquistas
Ao longo de 19 anos, o Câmpus V da UEPB se consolidou como um polo estratégico de formação superior na capital paraibana. Com cursos de graduação em áreas como Arquivologia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Direito e Relações Internacionais, um polo de educação à distância que integra o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um polo do Projeto Limite do Visível que abriga os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências de Dados e um Núcleo de Línguas, que oferta cursos de idiomas à comunidade.

O Câmpus se destaca na pós-graduação com os cursos do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI), Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE), Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) e o Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGECN).

Com diversos projetos de pesquisa contemplados em editais de fomento nacionais e internacionais, laboratórios que oferecem equipamentos de última geração, um quadro de servidores qualificado, o CCBSA consolida-se como espaço para o intercâmbio de pesquisadores, publicações de relevância e uma posição de referência nas áreas de atuação.

Além disso, os projetos de extensão desenvolvidos no CCBSA vão além dos muros acadêmicos e estabelecem pontes concretas entre a universidade e as demandas da sociedade paraibana. Por meio destas ações são realizadas formações que atendem à população de catadores de recicláveis de João Pessoa, parlamentares de câmaras municipais do Estado, projetos de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e trissomia do 21, ações de combate à fome de populações vulneráveis, enfrentamento à desinformação, educação ambiental, diplomacia.

No âmbito da cultura, o CCBSA conta com um Núcleo de Arte e Cultura e um Núcleo de Inclusão Cultura e Artes (NICA), cujas instalações estão sendo construídas, e alguns projetos de extensão, como o Farpas e o Cineclube, que promovem exibições de filmes, oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais, teatrais e de dança, com a perspectiva de dialogar sobre temas relevantes da sociedade por meio da arte.

Ao completar 19 anos, o Câmpus V da UEPB reafirma seu papel como um espaço plural, democrático e comprometido com a formação crítica e transformadora. Mais do que um centro de ensino superior, o CCBSA é território de saberes que dialogam com a realidade, impulsionam mudanças e promovem cidadania.

Texto: Juliana Marques