Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas realiza solenidade de Colação de Grau do semestre 2022.2
No calor do Sertão, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos, devolveu à sociedade mais de 80 novos profissionais. A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2022.2 encerrou um ciclo na vida dos formandos e ao mesmo tempo, marcou o início de uma nova jornada, agora com o diploma de um curso superior.
Ao todo, 88 graduandos colaram o grau acadêmico, sendo 47 do curso de Bacharelado em Administração, 12 no de Bacharelado em Computação, 16 em Licenciatura em Física, oito em Matemática, quatro no curso de Geografia em Educação a Distância (EaD), e um em Administração Pública. A solenidade foi realizada na da tarde desta segunda-feira (19), no auditório Celso Furtado do CCEA, e reuniu professores, coordenadores de cursos, amigos e familiares dos formandos.
Compuseram a mesa de honra a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; a diretora do CCEA, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo; o coordenador do curso de Administração, professor Odilon Avelino da Cunha; a professora Rosângela de Araújo Medeiros, coordenadora do curso de Computação; o professor Rodrigo César Fonseca da Silva, coordenador do curso em Licenciatura em Física; e o professor Arlandson Matheus Silva Oliveira, coordenador do curso de Matemática.
Já no começo da cerimônia, a formanda Gabriela Batista de Lima, do curso de Matemática, prestou o juramento em nome da turma. Em pé, os formados acompanharam a leitura e repetiram as palavras da juramentista. Em seguida, o orador oficial das turmas, Vinício da Silva Nascimento, do curso de Administração, discursou e tentou descrever as emoções de mais de 80 graduandos. Ele procurou traduzir em palavras os sentimentos, obstáculos, desafios e vitórias conquistadas ao longo da jornada do curso.
Um dos discursos mais aguardados da solenidade foi proferido pelo paraninfo geral das turmas, o professor Cidoval Morais de Sousa. Emocionado, ele pediu licença para sem formalidade chamar todos de amigos, e agradeceu pela homenagem. Cidoval lembrou que trabalhou 10 anos no Câmpus de Patos, onde cultivou amizades e atuou como professor e pesquisador. Em seu discurso, ao fazer uma leitura socioeconômica do Brasil, o homenageado lembrou que vivemos em um tempo paradoxal, marcado pelo crescimento da riqueza concentrada, mas também pelo desemprego, miséria e a fome.
“Mesmo com o desenvolvimento das ciências e das artes, nunca vivemos tão desiguais. Assistimos estupefatos ao avanço da tecnologia, da informação e da comunicação. Vivemos conectados com o mundo e desconectados de nós mesmos. Nunca estivemos tão incluídos tecnologicamente e efetivamente e comunitariamente tão só. Nunca nos comunicamos tanto para não dizer nada”, disse.
O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também transmitiu a sua mensagem aos formandos do CCEA. Ele começou afirmando que o dia era de celebração e esperança, um momento singular, com significado especial. “A celebração tem na alegria do presente sua expressão, mas é no sonho do passado conquistado que a mesma se enraíza e ancora os seus motivos”, disse.
O momento mais aguardado do evento e ápice da jornada foi a cerimônia de colação do grau acadêmico. A primeira a colar grau representando suas colegas de turma foi a concluinte Maria Lidiane Oliveira Pequeno, do curso de Administração. O grau foi conferido pelo professor Odilon Avelino da Cunha, coordenador do curso. Em seguida, o concluinte Tiago da Costa Lima do curso de Computação, colou grau em nome da turma, conferido pela professora Rosângela de Araújo Medeiros, coordenadora do curso.
Na sequência, foi a vez do formando Marcos Lucena Rodrigues, do curso de Licenciatura em Física, colar o grau conferido pelo professor Rodrigo César Fonseca da Silva coordenador do curso. Encerrando este momento, o concluinte Emanoel Macílio de Abrantes Gadelha do curso de Licenciatura Matemática, colou o grau acadêmico, conferido pelo professor Arlandson Matheus Silva Oliveira, coordenador do curso.
Com os novos profissionais formados, a reitora Célia Regina proferiu o seu discurso parabenizando os novos físicos, matemáticos, administradores e cientistas da computação. Ela lembrou que o dia era de celebração e vitória. Citando um poema de Fernando Pessoa, destacou que os formandos venceram as tempestades surgidas ao longo do curso. Ela lembrou que essa caminhada não foi fácil, marcada por dificuldades, obstáculos e tantas outras pedras que tornaram a jornada mais desafiadora.
“Vocês passaram por tudo isso, muitas vezes com receio do que vem no futuro. Muitas foram as adversidades nesta trajetória, mas vocês conseguiram, chegaram a esse momento e concluíram um curso superior na UEPB” destacou.
A reitora também fez questão de homenagear todos os que contribuíram para essa conquista, a exemplo dos professores e os pais, estes últimos, o alicerce de todos. Após destacar o percurso dos formandos para chegar até a colação de grau, a reitora encerrou o discurso enfatizando que ao término desta jornada dos novos profissionais formados pela UEPB. A solenidade foi encerrada de forma animada em clima de júbilo e celebração.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.