Centro de Ciências Humanas e Exatas dá início as solenidades de Colação de Grau do semestre letivo 2024.2
A casa de recepção Irlan Fest Decor recebeu, na tarde desta segunda-feira (16), a primeira Colação de Grau do semestre letivo 2024.2 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), localizado na cidade de Monteiro, deu início as solenidades com a formatura dos(as) novos(as) profissionais dos cursos de Ciências Contábeis, Letras (Espanhol), Letras (Português) e Matemática.
Acompanhados(as) de padrinhos ou madrinhas, familiares e amigos, todos(as) os(as) formandos(as) expressavam a satisfação em concluir a jornada do curso superior. Os esforços realizados nos últimos anos foram recompensados após muita dedicação e cumprimento das atividades acadêmicas. O formando Bruno Ferreira Romão, do curso de Matemática, foi o responsável em prestar o juramento. Logo após este ato, foi a vez do orador oficial das turmas concluintes, João Damasceno, do curso de Letras (Português), transmitir suas palavras aos presentes.
Segundo o orador, não é possível pensar uma educação de qualidade sem o comprometimento pleno de toda a sociedade com os princípios da acessibilidade e da equidade. Ele acrescentou que a educação é um dos pilares da justiça social, contudo, é preciso sempre renovar a consciência de que sem as condições materiais e a garantia do desenvolvimento intelectual, o chão da escola se faz estéril.
Paraninfo das turmas concluintes do semestre letivo 2024.2, professor Luciano dos Santos Ferreira, disse que recebeu com grande alegria a homenagem dos(as) formandos(as) em ter sido escolhido para viver esse momento. De acordo com ele, a educação é, acima de tudo, um ato de semear. Por isso, desejou que todos(as) sejam sementes de coragem, ética, inclusão e amor pelo conhecimento. O docente parabenizou pela conquista da formatura e dirigiu palavras de incentivo para a nova fase de vida que eles(as) enfrentarão em seguida.
“Nunca parem de aprender. Continuem buscando, se reinventando e, a cima de tudo, acreditando no impacto positivo que podem causar no mundo. Nessa trajetória, também é essencial que nunca se esqueçam de onde vieram. Carreguem com orgulho o nome da Universidade Estadual da Paraíba. Que o brilho de suas conquistas ilumine esta Instituição que tanto fez por vocês e que continuará a formar gerações”, disse o professor Luciano dos Santos.
Logo após o paraninfo, foi a vez da pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, prestar sua homenagem aos(as) formandos(as). Sem esquecer da considerável parcela de contribuição de familiares e amigos, a professora se dirigiu aos(as) concluintes com palavras de congratulações e desejo de conquistas. De acordo com ela, o conhecimento que todos(as) adquiriram na UEPB confiará não somente na capacidade técnica, mas, sobretudo, na vida pessoal de cada um(a).
“Força, garra e persistência são as marcas de vocês que estão colando grau nesta solenidade. Que resistiram ao prazer, mas também ao tirocínio do prender e aprender. Vocês persistiram a apostaram na UEPB, uma Instituição que zela pelo ensino, pesquisa, extensão e inovação, e estas não podem prescindir de homens e mulheres que se dedicam a encontrar respostas aos problemas. A ciência requer pessoas comprometidas como vocês que estão concluindo o curso hoje”, disse.
Em seguida, chegou o momento mais aguardado da noite. A conferência do grau acadêmico foi marcada por muita comemoração. Os primeiros foram os(as) formandos(as) do curso de Ciências Contábeis. Representados por Fabiola Soares Alves Paiva, o coordenador adjunto, professor Alisson Silva Santos, confirmou o grau aos(as) concluintes.
Logo depois, a coordenadora do curso de Letras, professora Maria da Conceição Almeida Teixeira conferiu o grau acadêmico aos(as) formandos de Letras (Espanhol), tendo Franklin Willian Justino da Rocha como representante dos(as) demais colegas, e Wendy Karoline Ferreira de Lima, do curso de Letras (Português), em nome dos(as) outros(as) formandos(as).
Por fim, chegou a vez da conferência do grau acadêmico para os(as) formandos do curso de Matemática. A coordenadora, professora Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, conferiu o grau ao concluinte Marcos Paulo Balbino Leopoldino, que representou seus(suas) colegas de curso.
Devidamente formandos, os agora 55 novos(as) profissionais saídos do CCHE foram parabenizados(as) pela reitoria, professora Celia Regina Diniz. Em seu discurso ela não deixou de enaltecer a conquista de todos(as). Após anos de dedicação, renúncia e cumprimento de atividades acadêmicas, chegou, enfim, o momento de comemoração. Celia destacou que o diploma que eles(as) irão receber não é apenas um papel, mas um símbolo de uma história de superação, aprendizado e conquistas.
“Esta é uma conquista que vocês nunca vão esquecer. Hoje é um dia de celebração e reconhecimento, uma jornada que foi trilhada com muito esforço e resiliência. Vocês assumiram riscos e saíram de sua zona de conforto, vocês são a prova viva de que os sonhos podem ser alcançados quando se alia determinação e conhecimento. A UEPB está honrada em fazer parte da história de vocês. Esta conquista é tanto de vocês como de seus pais, avós, companheiros, demais membros de suas famílias e amigos. Cada conselho dado, cada incentivo nas horas difíceis e cada momento de carinho foi decisivo para que esse sonho se tornasse realidade”, afirmou a reitora.
Também participaram da solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2024.2 do CCHE o diretor de Centro, professor José Luiz Cavalcante; a diretora adjunta do CCHE, professora Ilcleidene Pereira de Freitas; a professora Paula Francinete de Sousa, que na oportunidade representou a secretária de Educação de Monteiro, Ana Lima Feliciano; e os músicos Caludinho de Monteiro e Vitor Guilherme.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.