Centro de Ciências Humanas e Exatas forma novos profissionais nas áreas de Contábeis, Letras e Matemática

Centro de Ciências Humanas e Exatas forma novos profissionais nas áreas de Contábeis, Letras e Matemática
19 de agosto de 2025

A noite desta segunda-feira (18) foi inesquecível para os(as) concluintes do semestre letivo 2025.1 do Centro de Ciências Humanas e Exata (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI. Após muita dedicação nos últimos anos, os(as) discentes realizaram o sonho de colar grau e agora se tornaram novos profissionais das áreas de Ciências Contábeis, Letras (Espanhol e Português) e Matemática.

A assembleia solene aconteceu no Centro de Treinamento e Capacitação Educacional e Cultural Alexandre da Silva Brito, na cidade de Monteiro e reuniu familiares e amigos dos(as) formandos(as). O juramento da solenidade foi proferido pela concluinte Paloma Mayra Pereira Lima, do curso de Ciências Contábeis. Logo em seguida, foi a vez de José Lucas de Sousa Nascimento, orador oficial das turmas realizar o seu discurso.

De acordo com ele, a caminhada de todos(as) nem sempre foi fácil. “Alguns enfrentaram dificuldades financeiras, outros lidaram com problemas de saúde ou com a dor da perda de entes queridos. Mas, chegamos até aqui. Olhamos para trás com orgulho e para a frente com esperança. Sabemos que o diploma que recebemos não é um ponto final, mas uma vírgula que abre caminhos para novos capítulos”, disse o estudante que também não esqueceu de agradecer aos familiares e todos que compõem o Câmpus VI.

Em seguida foi a vez da paraninfa das turmas concluintes realizar seu discurso. A professora Ádria Tayllo Alvez Oliveira dirigiu suas palavras aos(as) formandos(as) transmitindo um sentimento de gratidão pela escolha de seu nome, pois, segundo ela, “receber essa honrosa missão é o reconhecimento que confirma o propósito de minha trajetória docente”, destacou a professora que emocionou a todos dirigindo palavras de incentivo e de superação aos(as) concluintes.

“A verdadeira superação não está em evitar os problemas, mas em enfrenta-los com coragem, humildade e determinação. O que define um verdadeiro vencedor não é a ausência de dificuldades, mas a capacidade de seguir em frente, mesmo diante delas, sem jamais desistir. Não se trata de negar obstáculos, mas de aprender com eles, de transformar cada queda em um passo para frente. Parabéns, recebam minha mais sincera admiração, meu profundo respeito e minha eterna gratidão por me permitirem fazer parte desta história”, acrescentou a paraninfa.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves da Rocha também fez um discurso que emocionou os(as) concluintes destacando a importância da Colação de Grau. De acordo com ela, esse é um momento simbólico, mas muito valoroso, pois o recebimento do diploma de graduação reflete o esforço de cada estudante presente na solenidade. “Esse momento também representa o esforço de cada pai, cada mãe e outros familiares que se dedicaram para que vocês chegassem até aqui”, disse.

A professora ainda acrescentou que a UEPB é uma Instituição que preza pelo ensino de qualidade, com 60 cursos de graduação que foram pensados para transformar as localidades onde funcionam. “Os cursos criados para o Câmpus de Monteiro foram pensados a partir da vocação local e regional. Pensados a partir das necessidades, com o potencial de empregabilidade que eles oferecem. Em face disso, vocês que estão concluindo este curso têm um futuro muito promissor. Assim, convidamos a todos vocês a retornarem à UEPB para cursar uma pós-graduação solidificando o conhecimento construído até aqui”, destacou a professora Vagda.

Passando para o momento de conferência do Grau Acadêmico, a primeira turma chamada foi a do curso de Ciências Contábeis. A concluinte Maria Alessandra da Silva representou seus(as) colegas e recebeu o grau simbolicamente pelo professor José Hilton Santos Aguiar, coordenador do curso. Posteriormente foi a vez dos(as) formandos(as) dos curso de Letras (Espanhol e Português) receberem o grau. A representante da primeira turma foi Maria Genicleia Fernandes Lima, e a da segunda turma foi Luana Mikaelly Leal Melo. Ambas receberam o grau da professora Maria da Conceição Almeida Teixeira, coordenadora dos cursos de Letras do CCHE.

Logo depois foi a vez dos(as) formandos do curso de Matemática receberem o grau acadêmico Todos(as) foram representados pela concluinte Erika Soares Bezerra que recebeu o grau da coordenadora do curso, a professora Ana Emília Victor Barbosa.

Após esse momento solene, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Celia Regina Diniz, também transmitiu suas palavras de parabéns a todos(as) os(as) agora graduados e fez um discurso apontando a conquista que cada um(a) acabava de alcançar. Segundo a professora Celia, a colação de grau é um momento muito significativo na vida dos(as) estudantes e a cada cerimônia a UEPB renova seu compromisso com a formação humana, crítica e cidadã. Ela acrescentou que esta cerimônia representa mais que o encerramento de um ciclo acadêmico, mas sim, simboliza a conquista de um sonho.

“Esse momento representa o resultado de anos de dedicação, de muito esforço, de superação e de muita resiliência. Formar-se em uma universidade pública é afirmar com orgulho que o conhecimento transforma vidas e é um bem que deve ser acessível a todas as pessoas. E é por isso que nós lutamos diariamente para fortalecer o papel da universidade pública, gratuita e de qualidade, como é a Universidade Estadual da Paraíba, uma Instituição que é referência no Nordeste e no Brasil. Parabéns a cada um e cada uma de vocês pela conquista. É hora de celebrar”, disse.

Também participaram da atividade a diretora adjunta do CCHE, professora Ilcleidene Pereira de Freitas; e Kaline Torres, chefe de Gabinete da Prefeitura de Monteiro, que na oportunidade representou a prefeita Ana Paula. O encerramento da solenidade de Colação de Grau do semestre 2025.1 do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Câmpus VI, em Monteiro foi marcado por uma grande salva de palma de todos os(as) presentes em celebração à conquista dos(as) novos(a) profissionais formados pela Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos