Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde celebra 14 anos de fundação e de transformação da realidade local

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde celebra 14 anos de fundação e de transformação da realidade local
20 de setembro de 2024

Uma fonte de conhecimentos que jorra no Curimataú paraibano. O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna, está completando 14 anos de fundação nesta sexta-feira 920). Para marcar a data festiva, uma programação especial foi realizada na noite desta quinta-feira (19), com destaque para homenagens e apresentação cultural.

Este ano, as comemorações de aniversário do Câmpus VIII tiveram um diferencial, sendo marcada por uma homenagem ao professor Raimundo Leidimar Bezerra, que está prestes a deixar a Instituição por conta de sua aposentadoria. A solenidade aconteceu no Auditório do CCTS e contou com a presença da reitora Celia Regina Diniz, do chefe de Gabinete, professor Luciano Albuno; além de de professores(as), técnicos(as), ex-diretores(as), estudantes e pró-reitores(as).

Antes das homenagens, o professor Raimundo Leidimar proferiu sem muitas formalidades uma palestra em que discorreu sobre os 14 anos do Câmpus VIII, desde o seu surgimento até os dias atuais. Natural de Orós, no Ceará, o professor falou um pouco sobre a sua trajetória como estudante, até se formar em Engenharia Civil e se tornar professor da Universidade Federal de Campina Grande, (UFCG) e ingressar em 2010, após passar em um concurso público na UEPB.

Primeiro coordenador do curso de Engenharia Civil, e segundo diretor do Câmpus, sendo o primeiro eleito, o professor Leidmar acompanhou toda trajetória do CCTS, tendo vivenciado as conquistas, lutas e desafios. Em sua fala, ele destacou momentos marcantes do Centro e lembrou que ao longo dos 14 anos o Câmpus colocou vários profissionais no mercado de trabalho com uma formação de excelência.

Sereno, agradeceu a acolhida em Araruna e a todos os amigos que construiu durante sua passagem pelo Câmpus VIII. Em clima de despedida, agradeceu a todos, pediu desculpas pelas falhas e disse que deixa o CCTS com os cursos consolidados. Ele ainda procurou dar o máximo de si na Instituição, sempre oferecendo o melhor, seja como gestor ou como docente em sala de aula, onde ajudou a formar dezenas de engenheiros civis. Ao término de seu discurso, ele anunciou a sua aposentadoria no próximo mês de outubro, quando completará 75 anos. “Eu acredito que procurei sempre cumprir as minhas obrigações e acho que deixei um bom trabalho”, disse.

Em clima festivo, a reitora Celia Regina Diniz também destacou a história e o legado do professor Raimundo Leidimar e, reverenciou os 14 anos de existência do Câmpus VIII. Ao expressar a sua alegria pelo momento festivo, a reitora, que participou da luta pela criação do CCTS em Araruna, disse que a celebração traduz a força e a resiliência da UEPB. “Há 14 anos esse espaço foi criado para ser um lar de aprendizado, de inovação e é emocionante ver como ele se transformou em um ponto de referência para a educação do Curimataú e de toda Paraíba”, destacou.

A homenagem
O ápice das comemorações foi a homenagem prestada ao professor Leidmar. As homenagens foram conduzidas pela professora Alessandra Brandão, a primeira diretora do Câmpus e pelo atual diretor, o professor João Hugo Baracuy. Vários professores destacaram o legado do homenageado, a exemplo da professora Maria Vitória, coordenadora adjunta da Engenharia Civil; do professor Mário César, representante do curso de Física; o professor Altamir Souto Dias, o ex-pró-reitor adjunto de Graduação; Rangel Junior, ex-reitor da UEPB e atual presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); e o professor e pró-reitor adjunto Estudantil, Manuel Antonio Gordón Núñez, ex-diretor do Câmpus.

Nas falas, os docentes destacaram as experiências e as lições que aprenderam com o homenageado e como os caminhos deles que se cruzaram. Memórias e palavras de sabedoria e incentivo. Respeito, orgulho e admiração ao professor que deixa um legado, se tornou uma referência e uma inspiração no CCTS.

Um vídeo com relatos de alguns ex-alunos(as) do professor foi exibido. Ao término, uma placa foi entregue pela reitora Celia Regina ao professor Raimundo Leidmar pela dedicação, empenho e marca do conhecimento. Um corredor humano foi formado para marcar de forma simbólica a despedida dele.

Anfitrião das comemorações, o diretor do CCTS, professor João Hugo Baracuy, disse que os 14 anos do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde era uma data significativa e garantiu que o Câmpus está em plena fase de ampliação de melhoria dos cursos. João Hugo lembrou que o Câmpus VIII mudou totalmente a cidade de Araruna, que cresceu de forma significativa em todos os aspectos após a chegada da UEPB na região.

CCTS na história
Em 14 anos de existência, 780 profissionais já foram formados pelo CCTS nos cursos de Engenharia Civil, Odontologia e Física. Os projetos de extensão desenvolvidos pelos(as) estudantes, com orientação dos professores(as), levam serviços gratuitos e melhoram a qualidade de vida da população. Mais de 100 projetos de pesquisa de extensão estão em pleno andamento, beneficiando não só os moradores de Araruna, mas também das cidades circunvizinhas.

O Câmpus de Araruna “Professora Maria da Penha” foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e, atualmente, abriga os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física, que começou como Ciências da Natureza e posteriormente foi transformado em Bacharelado em Odontologia. Conta atualmente com 513 discentes matriculados e mais de 70 docentes em atividade.

A chegada de um Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna, no coração do Curimataú paraibano, transformou a região. A partir da inauguração do Câmpus, toda uma realidade foi modificada com a chegada de estudantes de vários lugares. O CCTS, também ajudou no processo de desenvolvimento da região, tendo contribuído para impulsionar a economia de Araruna que cresceu com o surgimento de vários negócios.

O Câmpus atraiu novos investimentos, impulsionou o comércio local e alavancou toda uma cadeia econômica em torno de Araruna. A UEPB passou a disseminar conhecimentos e formar novos profissionais na região, sem a necessidade deles se deslocarem para Campina Grande ou outras cidades em busca do curso superior. Hoje, o CCTS tem uma estrutura no bloco do curso de Engenharia Civil e modernos laboratórios nos cursos de Odontologia e Física, que ajuda na formação dos futuros profissionais, além de uma ampla biblioteca, entre outros equipamentos, o que favorece a formação dos futuros profissionais da área.

Fruto do processo de ampliação da UEPB, consolidando a presença na Instituição em todas as regiões do Estado, o Câmpus VIII nasceu com a missão de proporcionar a formação acadêmica de jovens de Araruna e outras regiões, que dificilmente teriam condições de ingressar em curso superior.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos