Centro de Humanidades e Observatório do Feminicídio promovem mostra que denuncia a violência contra as mulheres
Dentro das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Humanidades (CH) e o Observatório do Feminicídio da Paraíba Bríggida Lourenço, da Universidade Estadual da Paraíba, promovem a mostra “Corpus Crucis: Quem abusa, violenta e mata?”, que traz o tema da violência contra mulher. A exposição segue até o dia 27 de março, no Câmpus III, em Guarabira.
A mostra tem a produção de alunas do CH, sob a coordenação geral da professora Andréa M. Buhler, do Departamento de Letras do Câmpus III e traz o tema da violência contra mulher em três ciclos: rosa, evocando os abusos da infância; vermelho, a violência psicológica e física; e azul, representando o assassinato das mulheres. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a ação contará com a performance artística da atriz Jamylli Ferreira.
A exposição está composta principalmente por tecidos, nos quais estão fixadas bonecas, depoimentos de mulheres violentadas e informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021 e 2022. A confecção, assinada pela estilista e artesã, Claudiana Sousa, e a montagem realizadas pelas alunas dos cursos do Centro de Humanidades buscam, pelo desalinhamento e estranheza da disposição dos objetos, seguir as dores traumáticas que pesam sobre a experiência dos corpos violados. A mostra também conta com os desenhos da aluna Jéssica Henrique da Silva.