Centro de Humanidades recebe Seminário sobre atuação da UEPB junto ao Serviço de Educação Popular

3 de abril de 2025

O Programa de Extensão “SEDUP: memória, educação e patrimônio”, do Departamento de História, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, na terça-feira (15), no Câmpus III, em Guarabira, o “1º Seminário – UEPB e SEDUP”. O evento marca a conclusão do primeiro ano do Programa, por meio do compartilhamento de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os(As) interessados(as) devem acessar este link e preencher o formulário on-line. Na programação, que tem início às 13h30, constam relatos de experiências de estudantes extensionistas envolvidos(as), além da mesa-redonda “Memórias e histórias de uma educação popular: a experiência do SEDUP”.

O programa de extensão, coordenado pela professora Naiara Ferraz, tem como objetivo realizar a gestão documental e a digitalização do acervo presente na sede do Serviço de Educação Popular (SEDUP), no município de Guarabira, tento em vista que a instituição é filantrópica e não governamental, e atua diretamente com diversos setores da sociedade, muitas vezes à margem das estruturas sociais, políticas e educativas.

Os documentos presentes no SEDUP podem abarcar interesses em diversas áreas do
conhecimento, e sua preservação e conservação, assim como a disponibilização de seus conteúdos são de interesse de diferentes áreas de estudo, entre os quais os cursos presentes no Centro de Humanidades. A parceria com a UEPB vem para contribuir com a preservação da memória dos movimentos sociais e de mobilização popular.

Outras informações: priscilla.gomes@servidor.uepb.edu.br

Confira a programação completa:
15 de abril
13h30 – Abertura: professoras doutoras Naiara Ferraz, Susel Oliveira e Angélica Dias.
14h15 às 17h – Relatos de experiência
19h – Mesa: Memórias e histórias de uma educação popular: a experiência da SEDUP
Professor Orlandil Moreira (PPGDH/UFPB), Marcia Amaral (SEDUP) e Priscilla Gomes (UEPB/SEDUP).

Texto: Guiliana Rodrigues