Centro de Humanidades reúne pesquisadores para debater sobre língua e linguagem da criança em territórios plurais

27 de setembro de 2024

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Parabíra (UEPB), localizado em Guarabira, recebeu entre os dias 24 e 26 de setembro, a 1ª Jornada Nacional em Aquisição da Linguagem e Interfaces (JORNALI) e 6º Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança (ENLC). Os eventos demonstram o interesse e a importância que a pesquisa em Aquisição da Linguagem tem assumido no país, considerando principalmente a ampliação dessa área na nossa universidade. A abertura oficial desses eventos foi transmitida pelo Canal rede UEPB no YouTube e pode ser vista neste link.

As atividades realizadas tiveram como tema “A língua(gem) da criança em territórios férteis e plurais”, e agregaram pesquisadores(as) de todo o país, sejam com suas presenças on-line, nas apresentações de trabalhos dos sete eixos focalizados nos eventos, ou nas participações presenciais. Os eventos também foram como marco referencial para a conclusão do curso de Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, coordenado pelo Paulo Vinicius Ávila Nobrega, referência nesse campo de pesquisa e líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagem, Interação e Multimodalidade (GEILIM/CNPq/UEPB).

O 1º JORNALI evento compreendeu duas sessões de debates intituladas “O que me inquieta na linguagem da criança?”, além de debates abertos com os pesquisadores presentes, com a apresentação de suas pesquisas concluídas ou em andamento. Quanto aos eixos temáticos d1a JORNALI, foram esses: Aquisição de Língua Materna, Aquisição de Línguas Estrangeiras e Adicionais, Aquisição e Ensino-Aprendizagem, Aquisição, Distúrbios e Singularidades da Linguagem, Aquisição da Linguagem e Estudos Surdos, Aquisição da Linguagem e Multimodalidade/Multissemioses, e Aquisição da Linguagem e Interfaces.

Tais apresentações contaram com pesquisadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso. As trocas acadêmicas realizadas nesses eixos foram de extremado valor para o fomento à pesquisa nesse campo de investigação na UEPB, sede da Aquisição da Linguagem no Brasil, nos dias em que os eventos ocorreram. A realização desses eventos, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelos grupos de pesquisa locais, contribuiu para fortalecer a comunidade científica e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de excelência na área, nacionalmente e regionalmente.

Fotos: Divulgação