Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania promove ações de auxílio na Semana de Conciliação

28 de outubro de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), realiza de 8 a 10 de novembro atividades alusivas à Semana Nacional de Conciliação. O evento será marcado pela realização de um mutirão para a reconciliação de dívidas contraídas junto a bancos, financeiras, cartão de crédito e telefonia. A orientação jurídica será realizada no pátio do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) como parte das atividades do Núcleo de Prática Jurídicas (NPJ), das 7 às 13h.

A coordenadora do CEJUSC, professora Adriana Torres explicou que o evento será realizado com a participação de estudantes, professores e técnicos do curso de Direito. A ação ambém envolverá o pessoal do Escritório Modelo do CCJ. Ela enfatizou que a ação é destinada para todos os cidadãos de Campina Grande que tenham pendências financeiras e necessitam de conciliação para se livrar do débito.

“Teremos duas vertentes, o primeiro eixo diz respeito à renegociação de dívidas, enquanto o segundo é o realce da cidadania mesmo. Vamos aproveitar para dar orientação jurídica e social, como certidão de nascimento, requerimento de benefícios entre outras questões”, observou a professora.

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. Com a conciliação, o cidadão tem a possibilidade de não precisar enfrentar um processo jurídico que duraria anos e, assim, pode viver novos recomeços com o êxito do acordo de conciliação.

Texto: Severino Lopes