CH realiza Colação de Grau 2024.1 para os cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia

24 de julho de 2024

O final da tarde e início da noite desta terça-feira (23) foi especial para cerca de 150 formandos(as) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na ocasião, ao lado de familiares, amigos e professores(as), os concluintes dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia participaram da solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.1 encerrando sua formação na graduação da Instituição.

A cerimônia foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, e foi tomada por emoção em diversos momentos. O primeiro deles foi a prestação do juramento pelos(as) formandos(as), que repetiram as palavras da juramentista, a concluinte Amyna Karilia Mendonça Tavares, do curso de Direito. Logo após, o orador oficial das turmas, Maykon Renan Ferreira Aguiar, do curso de Letras (Português) emocionou todos(as) os(as) presentes ao destacar os vários sentimentos que a Colação de Grau representava aos(as) formandos(as).

Em seu discurso, ele lembrou do professor Carlos Antonio Belarmino e da professora Rosilda Alves Bezerra, vítimas da covid-19, e em memória deles homenageou a todos(as) que perderam alguém durante a pandemia. Destacando também o papel dos(as) professores(as) e familiares, agradeceu pelos ensinamentos, apoio e acompanhamentos nos momentos mais difíceis de suas formações. Maykon parabenizou todos os(as) formandos(as) desejando que aproveitem o momento de vitória, mas que espera encontrar a todos novamente.

“Estar aqui hoje é uma prova do quão forte nós fomos durante este longo período. Sinto-me honrado em ter feito esse discurso. Hoje, assim como Mariele Franco, Harriet Tubman, Nelson Mandela, Martin Luther King, George Floyd, Zumbi, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Gilberto Gil e tantos outros, coloco-me numa posição de resistência, de luta e também de reparação histórica por tantas outras pessoas pretas que, por consequências da vida não puderam estar aqui neste momento, ou mesmo no meio universitário. Represento a todas e todos no dia de hoje”, disse. O jovem.

O paraninfo das turmas concluintes, o professor aposentado José Eduardo de Santana, também fez um discurso emocionado pela homenagem recebida. Docente fundador do Departamento de Geografia do CH, ele relembrou parte da história do início da caminhada do curso 40 anos atrás. “Quero aproveitar este breve momento para encorajar cada um a prosseguir. Muitas conquistas ainda estão por vir, mas lembrem-se: o sucesso depende da sua dedicação. Façam tudo com amor. Parabéns”, afirmou o paraninfo.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Rocha, também parabenizou todos(as) os(as) formandos(as), valorizou a conquista deles(as), mas também fez questão de dividi-la com os familiares, pilares importantes no processo de formação superior dos(as) concluintes da UEPB. “O recebimento do diploma de graduação reflete o esforço de cada formando(a), reflete os esforços de suas famílias, mais especificamente, mães e pais que se dedicaram muito bravamente para ver vocês chegarem aqui, neste momento de colação de grau. São famílias que, por vezes, tem neste momento a primeira pessoa a concluir o ensino superior e isso significa muito”, disse.

A reitora, professora Celia Regina, também fez questão de lembrar do papel fundamental dos familiares dos(as) concluintes. “Famílias de sangue, famílias do coração”, como a reitora destacou, materializam a força que todos(as) tiveram para alcançar seu objetivo, que é concluir um curso superior. Professora Celia também lembrou dos desafios encontrados pelos(as) formandos(as), do medo pelo enfrentamento da pandemia, da perda do professor Belarmino e da professora Rosilda, mas não mediu palavras para incentivá-los(as) a seguir em frente aprendendo, se especializando e voltando à UEPB num futuro próximo.

“Nossa Instituição tem se empenhado em formar não apenas excelentes profissionais como vocês, mas também cidadãos(ãs) conscientes de seu papel na sociedade. As pessoas que se formam aqui são chamadas a contribuir na construção de um futuro melhor, mais ético, mais sustentável. E vocês, honrem sempre o nome da nossa UEPB. Mesmo diante de muitas dificuldades, ela ofereceu por meio do seu quadro qualificado a melhor formação para vocês. Parabéns, muito êxito e celebrem bastante”, destacou a reitora.

A conferência do Grau Acadêmico teve início com os(as) formandos do curso de Direito. Raityssa Brendha Dantas Balbino, representou seus(suas) colegas e recebeu o grau do coordenador adjunto do curso, o professor Mário Winicius Carneiro. Posteriormente, foi a vez dos(as) concluintes do curso de Geografia. Sérgio Vinicius Paulo Miranda recebeu o grau da coordenadora do curso, a professora Angélica Mara de Lima Dias.

Em seguida, Eduardo Azevedo Silva, do curso de História foi o representante da turma para colar o grau acadêmico. A coordenadora, professora Susel Oliveira da Rosa, fez a conferência. Jennefer Marques Silva, do curso de Letras (Português) e Eduarda dos Anjos Oliveira, do curso de Letras (Inglês), receberam o grau em nome das turmas por meio do professor Juarez Nogueira Lins, coordenador do curso.

Já a conferência do grau acadêmico para os(as) formandos(as) de Pedagogia foi feita por meio da formanda Mayla Williany de Lima Oliveira, que representou a turma e recebeu o grau da coordenadora do curso, a professora Débora Regina Fernandes Benício. Também participaram da solenidade de Colação de Grau 2024.1 do Centro de Humanidades a professora Maria de Fátima Souza Aquino, diretora do CH, o professor Leandro Paiva Monte, coordenador adjunto do CH; José Alberto Evaristo, presidente da OAB-Seccional Guarabira; e o professor Josinaldo Salustiano de Brito, representando a Secretaria de Educação de Guarabira.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos