CODECOM reforça estratégias digitais para fortalecimento da comunicação institucional da UEPB

CODECOM reforça estratégias digitais para fortalecimento da comunicação institucional da UEPB
15 de agosto de 2022

A Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem efetivando diversas ações de visibilidade no âmbito da Internet, com foco na estratégia comunicacional da Instituição. O propósito visa aperfeiçoar a difusão dos conteúdos de informação, notícia e branding da UEPB. O plano proporcionou o lançamento de novos produtos midiáticos, como o ingresso e reconhecimento da Coordenadoria no Google Notícias, a implantação de uma Newsletter e a estreia ferramenta Web Stories do Google.

De acordo com Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação, o objetivo dessas ações é conquistar novas audiências, estimulando e ampliando a base de leitores interessados em um conteúdo de narrativa cativante e jornalismo de qualidade sobre o cotidiano da UEPB. “O mundo digital é uma realidade consolidada em constante transformação, sobretudo na gestão da Comunicação. Precisamos estar atentos às tendências tecnológicas para que consigamos sempre ser ouvidos por nosso público e pela sociedade”, declarou Hipólito.

A divulgação e exposição da UEPB nas mídias são fatores determinantes no planejamento da CODECOM, visto que, por meio delas, a Instituição transmite ao público sobre seus valores, compromisso, atuação e relevância à sociedade. O planejamento para a definição das estratégias digitais ao portal da UEPB foi constituído a partir de três enfoques de atuação: tráfego, canais digitais e novas narrativas. O primeiro determina o acesso da audiência às páginas do portal. Quanto mais tráfego, maior visibilidade à mensagem comunicacional. Já o segundo são os modos como a mensagem comunicacional pode chegar até o público, ou atraí-los a sua fonte, no caso o próprio portal. E as novas narrativas são estratégias de conteúdo que irão permitir o desenvolvimento da comunicação institucional de maneira mais dinâmica e inovadora.

Desse modo, a primeira ação da CODECOM foi o ingresso do portal UEPB na plataforma Google Notícias, um agregador de conteúdo jornalístico que torna as notícias relevantes acessíveis aos usuários. Este é um ponto importante na estratégia comunicacional da Universidade, pois o agregador tem capacidade de impulsionar o tráfego e de dar credibilidade e autoridade para o portal, no contexto do Google.

Hipólito explica que fatores como credibilidade e autoridade são decisivos para qualquer portal ou site, no que diz respeito às primeiras colocações nos resultados dos mecanismos de busca. “Ao dar credibilidade e autoridade com o ranqueamento do site, o Google entende que o publisher é uma fonte confiável de informação. E ao mesmo tempo, os usuários que buscam determinada informação também têm a mesma percepção ao encontrar estes sites”, acrescentou o coordenador.

A inserção ocorre por meio de uma configuração técnica na plataforma Publish Center do Google, onde, por um determinado período, o Google analisa fatores como qualidade do estilo jornalístico, qualidade da produção do site, se ocorre atualização constante, e disponibilização de conteúdo com relevância e originalidade. Se aprovado, um perfil fonte é gerado na plataforma e as páginas do portal somam pontos no ranqueamento dos resultados das buscas. O principal impacto com a inserção do portal da UEPB no Google Notícias é que, até então, o portal era considerado apenas um produtor de conteúdo, sendo agora reconhecido pelo Google como um veículo digital jornalístico.

A segunda ação estratégica se deu com a criação do serviço de Newsletter da CODECOM. A ferramenta, que se encontra em fase final de desenvolvimento, oferecerá aos usuários cadastrados a entrega semanal de notícias e conteúdos destaques sobre a UEPB. No momento, ela encontra-se em formação de cadastro de e-mails para sua base, e em breve iniciará com sua primeira edição.

“O e-mail marketing encontra-se em um momento de grande ênfase. É um canal digital que propicia, de forma permissiva, o contato direto com a audiência em que ao mesmo tempo que se entrega comunicação, se atrai tráfego para o portal”, comenta Hipólito. Ele ainda reforça que não é eficiente depender exclusivamente das redes sociais para distribuição de conteúdo, pois a concorrência pela visibilidade das marcas é acirrada e o algoritmo das plataformas trabalha em cima de conteúdos virais, relevantes para o usuário, ou por impulsionamento pago.

A terceira e última ação estratégica deste planejamento contou com o ingresso da CODECOM no programa “Google for Creators”, que disponibiliza aos publishers recursos técnicos para desenvolvimento de conteúdo e engajamento do público. Mais especificamente, a ação se deu por meio da estreia na ferramenta Web Stories do Google, que proporciona novos modelos de narrativas através de artifícios visuais, interações táteis e solução técnica para reunir toda uma coleção de produções. Hipólito exemplifica a importância desta ferramenta. “Alguns assuntos no cotidiano da UEPB podem ser difíceis de serem eficientemente comunicados. Seja porque não se classificam como um material jornalístico, ou porque, naturalmente, não possuem elementos de atração de audiência; mas no fim das contas eles são relevantes para serem comunicados. Para isso, precisamos incrementar a narrativa”, explicou.

Novas narrativas têm sido uma estratégia de conteúdo fortemente presente no meio digital. Elas se utilizam dos recursos multimídia para contar uma história ou um fato curioso e atrair o interesse do leitor, destinando-o ao objeto de comunicação. O resultado disso é que um evento foi enriquecido e transformou-se em algo valoroso de informação. A CODECOM elaborou as narrativas através da ferramenta Web Stories, a partir da criação de dois episódios pilotos, e que, após avaliação, foi devidamente aprovada para continuidade. O produto terá uma frequência de publicação mensal e abordará diversas temáticas da Universidade, sobretudo na visibilidade das pesquisas científicas da Instituição.

A consolidação dessas estratégias digitais contou com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIc) da UEPB, que abraçou o projeto apresentado e desenvolveu as aplicações técnicas necessárias para a efetividade das ações. Para Hipólito, o resultado de todo esse planejamento resulta sempre no surgimento de novos produtos midiáticos da CODECOM, o que demonstra um claro esforço de pensar sempre na inovação para fazer uma eficiente comunicação.

Rede UEPB de Comunicação
Com a ampliação dos produtos midiáticos e a diversificação de narrativas, se fez necessária uma identidade apropriada para a comunicação da UEPB. “A CODECOM é um órgão de assessoramento da Reitoria e seus braços administrativos, mas na prática transmitimos o cotidiano e a pluralidade do pensar da comunidade acadêmica”, declarou Hipólito. Segundo o coordenador, é preciso distinguir a comunicação administrativa da institucional, porque esta, em sua totalidade, é constituída por múltiplas vozes, incluindo a própria sociedade.

Dessa forma, o perfil no Google Notícias, a newsletter e os episódios de Web Stories já estão identificados com a marca da Rede UEPB de Comunicação, e a expectativa é que a identidade se expande para toda a teia de produção da CODECOM. Acompanhe a Rede UEPB de Comunicação no Google Notícias, assine a newsletter na home do portal da Instituição e conheça mais histórias na coleção de Web Stories da UEPB.

Texto: José Arnaud