Codecom reúne estudantes para alinhar pautas do Comunicurtas UEPB e participação na Academia LED Globo

Codecom reúne estudantes para alinhar pautas do Comunicurtas UEPB e participação na Academia LED Globo
23 de outubro de 2025

A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) reuniu, na manhã desta quinta-feira (23), na Redação, estudantes do curso de Jornalismo da Instituição para alinhar pautas para a próxima edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas – UEPB. Durante o encontro, os discentes, que cumprem o componente “Estágio Obrigatório” no setor, também aproveitaram para planejar a participação no Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade, que acaba de chegar ao Nordeste do Brasil.

O projeto da Academia LED está com edital aberto, voltado exclusivamente para estudantes de Jornalismo e áreas correlatas. Com o tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”, a iniciativa selecionará 10 discentes que receberão R$10 mil para produzir reportagens autorais sobre inovação nas cidades da região. Além disso, os(as) selecionados(as) participarão de uma imersão de uma semana na redação da Globo, no Rio de Janeiro e mais três dias em uma afiliada local. As reportagens produzidas serão publicadas nas plataformas da Globo.

Podem participar estudantes maiores de 18 anos, com vínculo ativo nos cursos de Jornalismo, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Estudos de Mídia ou Rádio e TV. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro, no site www.movimentoled.com.br.

A equipe da TV Paraíba esteve presente na reunião da Codecom e entrevistou os(as) estudantes sobre a expectativa para concorrer ao prêmio da Globo. Eles(as) demonstraram entusiasmo em participar do projeto e ressaltaram a importância da experiência como oportunidade de desenvolver competências práticas e ampliar sua visibilidade no mercado de jornalismo.

O coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, destacou o potencial da Universidade e da Paraíba para o projeto: “A Paraíba, sobretudo a Universidade Estadual, é um verdadeiro celeiro de ciência e informação, com muito a contribuir para o Academia LED. Temos fortes chances de despontar pela nossa gama de possibilidades, seja em inovação, tecnologia, artesanato, economia criativa, entre outros. Pautas não faltam.”, disse.

Para Hipólito, essa primeira reunião com os(as) discentes, em Campina Grande, reforça o engajamento da Instituição em projetos que incentivam a produção de conteúdos jornalísticos inovadores e conectados com a realidade do Nordeste. Também participaram da reunião a jornalista Luciellen Lima e o jornalista Erivaldo Laurindo, ambos integrantes da Codecom.

Texto e fotos: Márcia Dias