Codecom UEPB e Festival Comunicurtas lançam Cine Clube Hora Curta no próximo dia 18 de março

3 de março de 2020

A Coordenadoria de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba e o Festival Comunicurtas UEPB lançam, no próximo dia 18 de março, o Cine Clube “Hora Curta”, iniciativa que funcionará com atividades de exibição, debates e oficinas práticas sobre o fazer audiovisual. A primeira sessão do Cine Clube acontece às 17h, no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O Hora Curta exibirá quinzenalmente uma hora de filmes, envolvendo curtas e médias metragens de vários gêneros como documentário, ficção e animação produzidas no Brasil e no mundo. Ao final de cada sessão, será promovido um debate com a participação de diretores, críticos e pesquisadores convidados. Também integram as ações do Cine Clube, a realização de painéis sobre a realidade e a produção audiovisual de diversas localidades do mundo, desde as favelas das grandes metrópoles até comunidades interiores, sertões, aldeias, entre outros espaços.

Conforme os organizadores da iniciativa, o Cine Clube tem também por objetivo divulgar os filmes produzidos, seja por coletivos formais e informais, pontos de cultura, oficinas e escolas populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão, bem como desenvolver uma reflexão sobre o tema que o filme aborda, promovendo a mistura de olhares e reflexão sobre os conceitos propostos a partir das inovações tecnológicas em curso.

Nos debates, os espectadores construirão juntos as críticas positivas e negativas do tema abordado por cada trabalho exibido. Como forma de melhorar a discussão, sempre que possível haverá a participação dos realizadores dos filmes para debater o assunto junto com a comunidade, em uma forma de conectar o cineasta com o espectador e abrir mais espaço para produtores exporem seus trabalhos e para o público ir além do programa introspectivo de apenas assistir a um filme.

“Esse projeto tem como missão ser mais que um projeto recreativo no os participantes têm uma opção de lazer ou entretenimento. Eles poderão também usufruir de um processo formativo como ancoradouro para refletir sobre as dinâmicas da vida social contemporânea”, destacou Hipólito. A coordenação e curadoria do Cine Clube Hora Curta será feita pelos cineastas Tiago A. Neves e Hipólito Lucena, que também integram o Movimento Cinema Instantâneo.