Colação de Grau 2025.1 do CH forma profissionais em Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia

Uma jornada que chega ao término de forma vitoriosa. Quatro anos de uma trajetória marcada por lutas, sonhos, dificuldades e perseverança e que teve seu ápice com a conquista do diploma e do título de licenciados(as) e bacharéis. Em clima festivo, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, em Guarabira, colocou no mercado de trabalho mais de 100 profissionais distribuídos nos cursos de Direito, Geografia, História, Letras (Português e Inglês) e Pedagogia.
A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2025.1 foi realizada na noite desta terça-feira (19), na Maison Laguna Recepções e Eventos e entrou para a história como um momento inesquecível na vida dos formandos(as). Presidida pela vice-reitora da Instituição, professora Ivonildes Fonseca, a solenidade reuniu professores(as), familiares, e convidados dos(as) concluintes.
Também participaram da solenidade a diretora do CH, professora Maria de Fátima Souza Aquino; o secretário-chefe de Estado da Paraíba, Roberto Paulino; além dos(as) coordenadores(as) dos seis cursos. A primeira homenagem da noite foi para o professor Willian Sampaio Lima de Souza, escolhido como paraninfo das turmas e que foi conduzido solenemente para mesa de honra, por uma comissão formada por graduandos do CH.
Antes de receber o grau acadêmico, os(as) formandos(as) precisaram jurar solenemente que iriam honrar a UEPB e exercer com dignidade e ética a profissão que escolheram, bem como, compartilhar os conhecimentos recebidos na Instituição. O juramento prestado por todos(as) foi feito pela graduanda Paulina Silva Pereira, do curso de Letras (Português). Logo em seguida, o orador oficial das turmas, o formando Carlos Henrique Agostinho Costa, do curso de História, expressou o sentimento das turmas e resumiu em poucas palavras os principais momentos dos(as) formandos(as) ao longo da jornada acadêmica. Foi um discurso empolgante.
Em seu discurso, ele ressaltou que o momento era marcado por um turbilhão de memórias, de momentos que fizeram parte da caminhada acadêmica. O destino agora era crescer e buscar um futuro melhor. O orador também fez questão de destacar os momentos de dificuldades, que por pouco não atrapalharam a vida de todos(as), que persistiram no curso com luta e vontade de vencer. Adiante, ele também expressou a gratidão aos familiares, professores e amigos que contribuíram para essa conquista.
Na sequência, foi a vez do paraninfo das turmas, o professor Willian Sampaio Lima de Souza, discursar. Em sua fala, usou de palavras carregadas por emoções e foi grato pela lembrança. Retribuiu a homenagem com palavras carinhosas ressaltando que os(as) graduandos(as) estavam concluindo um ciclo vitorioso. Ao longo de seu discurso, destacou os principais ciclos da vida. Na jornada acadêmica o ciclo foi marcante, repleto de significados. Reconhecendo o valor da UEPB, ele ressaltou que a formação foi feita em uma universidade pública que ofereceu o melhor que poderia. Uma universidade marcada pela diversidade e espaço de aprendizagem e respeito.
A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também parabenizou os(as) graduandos(as) pela conquista e lembrou que essa foi a 3ª solenidade da UEPB neste semestre. Vagda Gutemberg ressaltou que somente no semestre 2025.1 a UEPB entrega à sociedade mais 1.200 profissionais devidamente formados(as) nas diversas áreas do conhecimento, o que reflete o compromisso social da Instituição. Essa conquista, segundo a pró-reitora, é fruto do esforço dos graduandos(as), professores(as), dos familiares e da gestão.
“Este é um momento simbólico e muito valoroso. Isso reflete o esforço de muitas pessoas, principalmente dos familiares que se dedicaram para que vocês chegassem aqui. São famílias que muitas vezes têm pela primeira vez um formando. Isso significa uma queda de paradigma”, enfatizou.
Após os discursos, as atenções se voltaram para a conferência do Grau Acadêmico. Como coroamento de toda caminhada de quatro anos na Universidade com aulas, provas, projetos e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)), esse ato foi aguardado com expectativa pelos(as) formandos(as). A primeira turma chamada foi a do curso de Direito. A formada Isadora Bezerril da Silva recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pela professora Luciana Moreira Souto de Oliveira, coordenadora do curso.
Em seguida foi a vez do curso de Geografia. O graduando Leonardo Lima dos Santos, recebeu o grau acadêmico conferido pelo coordenador do curso, o professor Lucas Augusto Pereira da Silva. Na sequência, foi a vez dos(as) formandos(as) do curso de História receberem o grau por meio do coordenador do curso, o professor Luiz Mário Dantas Burity. O graduando Pedro Henrique Félix da Rocha colou o grau simbolicamente.
Logo depois, os(as) formandos(as) dos cursos de Letras (Português) e Letras (Inglês) colaram grau. A graduanda Julia Maria Santos Alves e Thais Eugênia de Freitas Rodrigues receberam o grau acadêmico, respectivamente, conferido pela professora Ana Carolina Dias da Costa, coordenadora. Por fim, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rita de Cássia da Rocha, conferiu o grau acadêmico a Camila Rocha da Silva, representante dos(as) colegas formandos(as).
Após esse momento solene, e com os novos profissionais devidamente formados, a vice-reitora, a professora Ivonildes Fonseca, proferiu o último discurso do evento. Ao transmitir a sua mensagem, ela parabenizou a todos(as) os(as) agora graduados e destacou o esforço dos novos profissionais. Com largo sorriso, falou de emoção, conquistas e esperanças e, calorosamente, cumprimentou a todos(as).
“Estamos deveras felizes porque colocamos na sociedade pessoas fortalecidas nos pilares da solidariedade, da curiosidade científica e do compromisso social”, enfatizou a vice-reitora. A poesia e a música de Cátia de França, uma nordestina guerreira, enriqueceu o discurso da vice-reitora. A obra da artista, enaltecida por Ivonildes Fonseca, fala de resiliência, luta e dificuldades e superação, tendo como pano de fundo “a educação” e a importância dos livros.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.