Colação de Grau do Câmpus IV forma novos agrônomos, profissionais de Letras e administradores públicos

25 de julho de 2024

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, localizado em Catolé do Rocha, continuou com sua missão de formar profissionais éticos e capacitados. Na tarde desta quarta-feira (24), foi realizada a solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.1 que marcou a entrega à sociedade de novos agrônomos, profissionais de Letras e administradores públicos.

A formatura foi realizada no Auditório do CCHA, no Sítio Cajueiro, e reuniu professores(as), coordenadores(as) de cursos e familiares dos(as) concluintes. Ao todo, 41 formandos colaram grau acadêmico, sendo 19 do curso de Licenciatura em Letras, 19 do curso Agronomia e três de Administração Pública. Presidida pela reitora da Instituição, professora Celia Regina Diniz, a assembleia solene foi o momento de culminância da jornada acadêmica dos formandos e ratificou o compromisso e a missão da UEPB no fértil solo sertanejo.

Em clima de júbilo e sentimento visível de conquista e realizações, a solenidade começou com a entrada dos formandos devidamente vestidos com a beca preta e acompanhados por seus padrinhos e madrinhas, sendo seguidos(as) da congregação de professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e do paraninfo geral, o professor Francisco Ademilton Vieira Damasceno.

O formando Júlio César de Araújo Brandão, do curso de Letras, prestou o juramento em nome das turmas concluintes, enquanto o formando Suélio de Almeida, do curso de Bacharelado em Agronomia, proferiu o discurso de orador. Ele procurou descrever em seu discurso os principais momentos da trajetória acadêmica. Expressando o sentimento da turma, Suélio de Almeida falou de conquistas, lutas e as dificuldades enfrentadas ao longo da jornada acadêmica e disse que o momento era de celebração e gratidão.

Grande homenageado na solenidade, o paraninfo, professor Francisco Ademilton Vieira Damasceno, fez um discurso emocionante. Ele agradeceu pela homenagem e disse que o momento era de culminância de uma brilhante e vitória caminhada, cujo ciclo chegou ao término. Lembrou ainda que durante o curso, os graduandos(as) adquiriram conhecimentos e cultivaram valores éticos que devem ser colocados em prática agora no mercado de trabalho e liderar nas suas respectivas áreas de atuação.

Ao longo de sua fala, o professor clamou para todos a se comprometerem com o desenvolvimento sustentável e enfatizou que os(as) novos(as) profissionais são fonte de inspiração, agentes de transformação e esperança de dias melhores. “Sigamos juntos em busca da excelência e do progresso”, finalizou.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, ressaltou em seu discurso que a 5ª solenidade da UEPB neste semestre, se revestiu de muitos significados. Enfática, ela relembrou a missão da UEPB de formar cidadãos e cidadãs críticos(as) e comprometidos(as). Fez questão de ressaltar que somente neste semestre a Instituição está devolvendo à sociedade mais de mil profissionais das diversas áreas do conhecimento, devidamente formados.

“Este momento significa quebra de paradigmas, significa furar o cerco social, significa quebrar barreiras e, principalmente, ressignifica sonhos e desejos daqueles próximos a vocês. Significa que podem chegar a uma universidade pública, de qualidade e totalmente gratuita”, sublinhou.

Um dos momentos esperados da solenidade foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico que começou pelo curso de Agronomia. A graduanda Andréia Kátia Santos, recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo coordenador do curso, professor Felipe Queiroga Cartaxo.

Em seguida foi a vez dos estudantes de Letras receberem o grau acadêmico. A formanda Maria Paloma Nunes dos Santos recebeu o grau em nome da turma, conferido pelo professor Anderson Rany Cardoso da Silva, coordenador do curso. Por fim, receberam o grau os formandos do curso de Administração Pública por meio do graduando Francisdco de Assis Ferreira Silva, tendo sido conferido pela professora Vaneide Lima Silva, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância.

Com todos devidamente formados, a reitora Celia Regina Diniz fez um discurso empolgante. Celia Regina disse que o dia era de celebração e que todos estavam de parabéns por concluir o curso superior após enfrentarem uma árdua jornada, tendo inclusive, atravessado pela pandemia da Covid-19. Ao classificar o dia como marcante, ela sublinhou que a resiliência, a perseverança e força de vontade moveram os sonhos dos novos profissionais.

A reitora inda registrou o papel dos familiares e o empenho e a dedicação dos(as) docentes e técnicos(as) da UEPB que contribuíram pela conquista dos formandos. Ao longo do seu discurso, a professora Celia destacou a missão da UEPB como uma Instituição pública e de qualidade do ensino superior, que desenvolve um papel fundamental na promoção do conhecimento, na pesquisa, na diversidade e na inclusão social. “Ao receberem seus diplomas lembrem-se que a educação que receberam é uma poderosa ferramenta de transformação”, observou.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.1 do CCHA o prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo Maia Serafim; o professor Francisco João de Deus, diretor geral do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); e o sub-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Marcolane Medeiros. A assembleia solene foi encerrada em clima de júbilo com a reitora cantando parte da canção “O Que é Que Há”, de Gonzaguinha”, com os formados e formadas celebrando a vitória.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos