Colação de Grau do CCEA forma novos profissionais nas áreas de Administração, Computação, Física e Matemática
Foi uma noite memorável e que ficará na lembrança de todos que viveram um momento emocionante. A realização de um sonho. A celebração por uma conquista. Formandos que chegaram na universidade como pedras brutas e se tornaram joias valorosas. Diamantes lapidados na sala de aula, talhados no sol quente do Sertão, nas noites de sonos perdidas, nas viagens cansativas e no esforço dos familiares. E ao chegar no ápice da jornada, a alegria pela vitória e a certeza de que valeu a pena todo esforço, renúncias e sacrifícios.
A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2022.1 do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos, foi marcada por emoções. Ao todo, 77 formandos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, e Licenciaturas em Física e Matemática colaram o grau acadêmico. Preces do orador, homenagens, surpresa de pais de formando, lágrimas, sorrisos e aplausos marcaram a assembleia solene.
A solenidade de Colação de Grau foi realizada no começo da noite desta quinta-feira (25), no auditório Celso Furtado do CCEA, e reuniu professores, coordenadores de cursos, amigos e familiares dos formandos. Presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, a assembleia solene foi o momento especial para a UEPB prestar contas à sociedade, devolvendo novos profissionais qualificados para o exercício capacitado de construir uma sociedade justa, solidária e fraterna.
Também compuseram a mesa de honra o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; a diretora do CCEA, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo; o diretor adjunto, José Ginaldo de Souza Farias; o coordenador do curso de Administração, professor Odilon Avelino da Cunha, a professora Rosângela de Araújo Medeiros, coordenadora do curso de Computação; o professor Rodrigo César Fonseca da Silva, coordenador do curso em Licenciatura em Física; e o professor Arlandson Matheus Silva Oliveira, coordenador do curso de Matemática.
A responsabilidade de conduzir o juramento foi da formanda Jamily Neves de Lima, do curso de Administração. As primeiras emoções estavam reservadas para o discurso do orador da turma, o graduando Adriano Felix Cavalcanti, do curso de Administração. Ele fez um resumo dos principais movimentos vivenciados pelos concluintes durante esta trajetória na UEPB. Falou das dificuldades, dos desafios, incertezas e persistência para alcançar a vitória. Ele também prestou uma homenagem a todos os professores que ajudaram na realização deste sonho, e enalteceu o empenho dos familiares que também contribuíram para que a conquista do curso superior se tornasse uma realidade. Ao fazer uma homenagem aos seus pais, que já partiram, o orador mudou o tom da vez e tentou se conter, arrancando lágrimas dos demais colegas e professores.
A solenidade seguiu com o discurso do paraninfo geral das turmas, o professor Adriano Homero Vital Pereira. O homenageado iniciou o seu discurso ressaltando que a Colação de Grau era um momento de conquistas, mas de reflexão sobre todo o caminho trilhado para chegar ao coroamento da jornada. Muitas pessoas, segundo ele, contribuíram para que este momento acontecesse, a exemplo dos familiares, professores e servidores da Universidade. O professor lembrou que o acesso à universidade no Brasil ainda é um privilégio e que a UEPB tem utilizado diversos mecanismos sociais para acolher o máximo os estudantes.
Ele disse ainda que os novos profissionais que tiveram esta oportunidade, agora precisam fazer valer os conhecimentos que aprenderam e se colocar a serviço da sociedade e daquelas pessoas que mais precisam, para elevar o nível da qualidade de vida de todos. “Coloquem esse saber a serviço da sociedade. Façam valer esse diploma para a defesa de um modelo de universidade pública e ampliação deste trabalho extraordinário que a UEPB vem fazendo”, conclamou.
O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também transmitiu sua mensagem. O seu discurso se transformou numa reflexão, tendo como inspiração a fábula do “sábio e a formiga”. O professor lembrou que a Colação de Grau é um momento singular, com significado especial. Lembrou que universidade pública não é gasto, precisa de mais investimentos, mas ainda é pequena a quantidade de estudantes que conseguem ingressar nessas instituições. Destacou que mais de 95% da produção científica nascem nas universidades públicas que têm um modelo de ingresso democrático e inclusivo. Ele ainda acrescentou que na UEPB cerca de 70% são egressos de escola pública, sendo a grande maioria da Paraíba.
“Sem Universidades Públicas, o futuro econômico do Brasil está ameaçado, porque é graças à produção científica, tecnológica e de inovação que o país pode gerar soberania econômica e competitividade para a indústria nacional” destacou o pró-reitor de Graduação.
Em seu discurso, a reitora Celia Regina Diniz reafirmou que o momento era de celebração por marcar o término do ciclo iniciado há mais de quatro anos. Ela lembrou que todos ao ingressarem na UEPB tinham um sonho que era concluir um curso superior na Instituição. Celia lembrou que essa caminhada não foi fácil, marcada por dificuldades e uma pandemia que ceifou a vida de muitas pessoas, inclusive da UEPB. Mas todos persistiram com resiliência, coragem, garra e determinação. Lembrou que muitas pessoas se doaram e se sacrificaram para este sonho acontecer, a exemplo dos pais dos formandos. “E hoje vocês estão celebrando esta vitória”, disse.
Celia Regina reafirmou que a UEPB, movida pelo desejo de garantir uma educação humanizadora, transformadora, inclusiva e libertadora em que a prática pedagógica possa despertar a reflexão crítica em cada um dos formandos, não mediu esforços para este momento de celebração dos formandos. “Esta é a nossa Universidade Estadual da Paraíba, formada por estes profissionais que dão o melhor de si com muita competência, seja no ensino, na pesquisa, na extensão e na cultura, para que vocês possam ter uma excelência na formação profissional”, destacou.
O momento mais aguardado do evento foi a cerimônia de Colação do Grau Acadêmico. A primeira a colar grau foi a concluinte Jacimone Delfino de Sousa, do curso de Administração. O grau foi conferido pelo professor Odilon Avelino da Cunha, coordenador do curso. Em seguida, a concluinte Giovanna Trigueiro de Almeida Araújo, do curso de Computação, colou grau em nome da turma, conferido pela professora Rosângela de Araújo Medeiros, coordenadora do curso. Na sequência, foi a vez do concluinte José Albino Terno, do curso de Licenciatura em Física, colar o grau, conferido pelo professor Rodrigo César Fonseca da Silva, coordenador do curso.
Encerrando este momento, o concluinte Aury Medeiros da Silva, do curso de Licenciatura Matemática, colou o grau acadêmico, conferido pelo professor Arlandson Matheus Silva Oliveira, coordenador do curso. Após colar grau, Aury foi surpreendido por seus pais que estavam em pé e emocionados lhe entregaram um presente. Era o anel para o novo matemático, colocado com carinho pelo pai no dedo do filho graduado. A solenidade foi encerrada de forma animada em clima de júbilo e celebração.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.